Review: caixa de som Bluetooth JBL Xtreme

6 min de leitura
Imagem de: Review: caixa de som Bluetooth JBL Xtreme

Caixa de som são itens indispensáveis em festas ou reunião entre amigos, afinal não há nada melhor e mais prático para animar o ambiente e permitir que todos se divirtam com uma boa música. A JBL é uma empresa especializada em produtos e eletrônicos de áudio e leva muito a sério o ofício de oferecer o que há de melhor no mercado de entretenimento musical. Um de seus lançamentos mais recentes, a JBL Xtreme, é a maior prova disso.

Essa caixa de som monstruosa impressiona em todos os aspectos: design, resistência, duração de bateria, conectividade, potência sonora e, acredite se quiser, portabilidade. O TecMundo teve a oportunidade de testar a JBL Xtreme por alguns dias e conferir todos os destaques desse produto, que surpreende à primeira visto por conta de seu tamanho. Quer saber como ela se saiu em nossos testes? Então fique ligado em nossa análise!

A JBL Xtreme foi gentilmente cedida pela JBL para a realização desta análise.

Especificações técnicas da JBL Extreme

Especificações técnicas da JBL Extreme

  • Altura: 126 mm
  • Largura: 283 mm
  • Comprimento: 122 mm
  • Peso: 2,1 kg
  • Fonte de força: 19V / 3A
  • Capacidade da bateria: 10.000 mAh
  • Tipo de bateria: Polímero de ion-lítio
  • Duração média da bateria: 15 horas
  • Frequência de resposta: 70 – 20.000 Hz
  • Saída: 80 dB
  • Potência: 2 x 20 W
  • Preço sugerido: R$ 1.699

Design monstruoso

Não há como não se impressionar com o design da JBL Xtreme. Essa caixa de som Bluetooth pesa nada menos que 2,1 kg e tem dimensões que impõem respeito diante de qualquer outro equipamento de áudio que você encontra por aí. Disponível nas cores preto, vermelho e azul – apesar de só existir a variante preta na loja oficial da JBL –, o item é revestido com um material trançado muito bonito e que confere um aspecto bastante resistente.

Nas bordas, encontramos uma superfície emborrachada perfeita para absorver impactos acidentais. A base, feita com o mesmo material, permite que a JBL Xtreme fique firmemente apoiada para oferecer uma experiência sonora bem distribuída. Os botões estão no topo e garantem acesso fácil a todas as funcionalidades dessa caixa de som. Temos um para conectividade Bluetooth e outros para controles de volume, pausar/continuar, ligar/desligar e o acionador do JBL Connect.

JBL Xtreme

Ainda na parte superior da JBL Xtreme, quando apoiada sobre uma superfície, encontramos os mecanismos para encaixar os ganchos da alça de transporte. Esse é o elogio que a empresa merece no aspecto de portabilidade, pois não são todas que pensam sobre a movimentação de uma grande caixa de som como essa. Ela não é portátil por conta de seu tamanho, que é propositalmente avantajado, mas por conta de sua alça, que facilita o transporte.

A JBL Xtreme ainda possui uma construção à prova de respingos d'água, sobrevivendo muito bem em chuva, festas na piscina ou acidentes leves com o líquido. Ela pode até mesmo ser lavada em água corrente da torneira sem apresentar defeitos de funcionamento. Porém, a fabricante não recomenda submergir o produto sob hipótese alguma.

A caixa de som pode até mesmo ser lavada em água corrente da torneira sem apresentar defeitos de funcionamento

Os conectores ficam na base e são protegidos por um zíper. Esse formato é interessante, mas não oferece muita praticidade. Entretanto, mesmo quando usada de forma frequente, vão ser raros os casos em que os consumidores precisarão recarregar a JBL Xtreme, já que sua bateria pode durar várias horas. Os radiadores passivos nas duas pontas completam a experiência visual.

JBL Xtreme

Qualidade sonora impressionante

Não é apenas o visual da JBL Xtreme que chama atenção. Assim como outros modelos com radiadores passivos, como o JBL Pulse 2 e o JBL Charge 2, os graves são o destaque dessa caixa de som. Porém, tudo aqui é amplificado por conta do tamanho, que impõe respeito mesmo diante dos concorrentes da mesma marca. As dimensões se traduzem em potência sonora pura, capaz de preencher um ambiente grande com música de bastante facilidade.

Além do volume alto, o som é bastante claro. Mesmo na potência máxima percebe-se pouca distorção. Os agudos parecem um pouco exagerados, e a equalização é boa para a grande maioria das faixas e gêneros. Uma funcionalidade interessante, presente em outros produtos da JBL, é a possibilidade de conectar várias caixas de som juntas ou ao mesmo dispositivo.

Mesmo na potência máxima percebe-se pouca distorção

Se o ambiente for muito grande, essa é a configuração ideal, já que dá para conectar mais de uma JBL Xtreme ao mesmo tempo e sincronizá-las para emitir o mesmo som. Para usos cotidianos, esse produto ainda pode ser usado em ligações graças ao microfone integrado. Em nossos testes, o cancelamento de ruído proporcionou uma experiência bastante agradável em conversas, oferecendo um som limpo e cristalino, mesmo que essa não seja a função principal do produto.

JBL Xtreme

Bateria parruda

Como se não bastasse o design monstruoso e a qualidade sonora impressionante, a JBL Xtreme também se destaca por conta de uma bateria parruda capaz de garantir várias horas de entretenimento musical. Em nossos testes, conseguimos usar essa caixa de som por mais de 5 dias enquanto ela permaneceu ligada por aproximadamente 2 horas em cada dia e em volume médio.

Considerando o consumo natural da bateria durante esse período, podemos dizer que a JBL Xtreme aguenta com tranquilidade as 15 horas prometidas pela fabricante, o que, obviamente, pode variar de acordo com o volume utilizado para a reprodução. O tempo de carregamento decepciona um pouco, mas é o resultado de uma bateria gigantesca de 10.000 mAh. Até mesmo um carregador de 19V/3A é utilizado para essa tarefa.

O tempo de carregamento decepciona um pouco, mas é o resultado de uma bateria gigantesca de 10.000 mAh

O indicador de carga e carregamento da JBL Xtreme é um pouco escondido e não garante uma boa visibilidade. Teria sido interessante investir em um formato um pouco mais chamativo para mostrar o quanto a bateria da caixa de som já está carregada. Vale mencionar que esse produto ainda pode ser utilizado como um Power Bank, servindo para disponibilizar energia elétrica para outros dispositivos.

JBL Xtreme

Boa conectividade

A qualidade no quesito conectividade dos modelos menores também está presente na JBL Xtreme: ela oferece, além do conector de energia de 19V/3A, duas portas USB e uma entrada auxiliar. Apesar de o conjunto atender a maioria dos usuários, sentimos falta do suporte ao NFC para o pareamento rápido com os dispositivos.

Porém, o aplicativo da JBL é intuitivo e facilita a vida daqueles que querem conectar um ou vários aparelhos ao mesmo tempo. A conexão com a JBL Xtreme funciona muito bem até uns 10 metros de distância, mesmo com alguns objetos como obstáculos. Ao enfrentar barreiras físicas, como paredes e portas, o sinal tende a perder força com relativa facilidade.

JBL Xtreme

Vale a pena?

A JBL Xtreme é um produto que definitivamente impressiona por conta de seu tamanho e potência sonora. Consumidores que estiverem pensando em adquirir uma caixa de som competente e com uma bateria de qualidade vão encontrar aqui um dos melhores itens da categoria. O preço– R$ 1.699 – é um valor justo para tudo o que esse modelo oferece.

Quando o assunto é qualidade sonora, a JBL não mede esforços para entregar um produto com excelentes características, além de pontos fortes bem marcantes. O problema da conectividade não vai ser um empecilho para a grande maioria dos consumidores, já que o carregamento será algo bem raro.

Quando o assunto é qualidade sonora, a JBL não mede esforços para entregar um produto com excelentes características, além de pontos fortes bem marcantes

A portabilidade da JBL Xtreme com sua alça também é interessante, mas não espere poder andar com ela por aí na sua bolsa ou mochila se ela for muito pequena. Os dois quilos dessa caixa de som fazem uma grande diferença, o que significa que esse produto é mais voltado para ocasiões específicas, como festas e reunião entre amigos.

Portanto, se você está procurando uma caixa de som potente, bonita, resistente e que possa ser levada por aí no seu ombro para animar algumas situações, a JBL Xtreme é o produto ideal para você. Além de oferecer áudio de qualidade, esse modelo com certeza vai impressionar e dispensará o uso de outros dispositivos para entreter os seus convidados.

Quanto você acha que vale a pena gastar em uma caixa de som de qualdiade e com boa potência sonora? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.