Máquinas da iRobot poderão ser controladas por tablet Android

1 min de leitura
Imagem de: Máquinas da iRobot poderão ser controladas por tablet Android
Imagem: Engadget

Embora a empresa iRobot seja mais conhecida pelo desenvolvimento do Roomba – um pequeno robô aspirador de pó destinado à limpeza doméstica –, ele não é o único equipamento produzido por ela. Na verdade, a companhia também fornece máquinas de defesa, reconhecimento e resposta para as autoridades americanas.

Visando fazer com que seus robôs sejam mais fáceis de controlar em situações de stress, a iRobot produziu o uPoint Multi-Robot Control (MRC), o qual permite que os humanos controlem suas máquinas utilizando apenas um tablet com Android. No momento, esses robôs – todos os 6 mil distribuídos pelo mundo afora – são manejados utilizando um joystick old school e um monitor que tem como base o sistema operacional Linux.

Após o lançamento do uPoint, tudo o que os soldados/controladores terão que fazer para gerenciar seus dispositivos é iniciar o aplicativo e tocar na tela. Portanto, isso também eliminará o tempo necessário para o treinamento de pessoal e o custo com a tarefa.

Robôs controlados

A nova tecnologia possibilita que os operadores alternem entre os robôs apenas trocando os tablets e compartilhem informações, assim como vídeos capturados pelas câmeras dos robôs e hospedados na nuvem.

O aplicativo se comunica com as máquinas através da rede uPoint Robot Radio, que foi desenvolvida pela própria iRobot – uma vez que o Bluetooth pode não ser muito seguro para lidar com informações sensíveis. O novo sistema de controle tem previsão de lançamento para o segundo trimestre de 2015, embora seja pouco provável que você consiga pôr as mãos nele, a não ser que possua algum robô exploratório do governo americano guardado dentro de casa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.