De acordo com um levantamento da Kantar Worldpanel ComTech, uma das maiores autoridades em mercado mobile, o iPhone está ganhando terreno na Europa e China, dois grandes mercados de smartphones.
Nos cinco maiores mercados do Velho Continente – Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália e Espanha –, o símbolo da Apple está presente em 20,3% dos celulares, segundo dados do primeiro trimestre do ano.
Nossos vídeos em destaque
Isso representa um crescimento de 1,8 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano de 2014. Já o Android caiu 3,1 pontos percentuais, chegando a 68,4% de share. A leitura é a de que o iOS está "roubando" clientes do sistema da Google e, de fato, 32,4% dos novos donos de iPhone vieram do "lado verde da Força".
A companhia de pesquisa opina que, embora haja consumidores trocando de lado, a liderança do Android segue firme – graças às "opções de preço que o cliente tem tanto no pós como no pré-pago". Segundo o levantamento, 35% dos novos donos do sistema da Google escolheram pelo valor que pagaram no celular.
Novo principal mercado
A China é outro lugar em que a Apple está se expandindo, sendo que a companhia já vende mais celulares no país asiático que nos Estados Unidos. Nos centros urbanos, a fatia da empresa da Maçã é de 26,1% no primeiro trimestre do ano – um crescimento vertiginoso em relação aos 17,9% do mesmo período de 2014. Segundo a Kantar, 38% dos compradores de um iPhone o fizeram por indicação. Enquanto isso, o Android caiu de 80% para 72%.
Aparentemente, a Apple acertou em cheio com o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus. No primeiro trimestre do ano, a empresa de Cupertino bateu um recorde com 61,2 milhões de celulares vendidos. Nos Estados Unidos, a linha 6 já representa 18% de todos os iPhones em uso no país.
No Brasil, o Android vai consolidando cada vez mais a sua liderança, chegando a 89,6% do mercado (contra 87,6% do primeiro trimestre de 2014). Por aqui, o Windows Phone representa 6,3% (alta de 0,8 ponto percentual), e o iOS, 3,3% (+ 0,3 ponto percentual). Quem caiu foi o BlackBerry e a categoria "outros".
)
)
)
)
)
)
)