Hyperlapse: conheça os recursos deste fantástico aplicativo de câmera

2 min de leitura
Imagem de: Hyperlapse: conheça os recursos deste fantástico aplicativo de câmera
Imagem: Wall Alphacoders

O lançamento de Hyperlapse foi realizado em agosto somente para o sistema iOS. Gratuito, o aplicativo explora de forma plena as capacidades do hardware de iPhones. O diferencial do serviço consiste na expansão das funções de câmera do dispositivo. Por meio da ferramenta, usuários podem gravar vídeos com diversos efeitos.

Estabilizar imagens, capturar cenas com lapsos de tempo (time-lapse), acelerar a velocidade de execução de clipes, deixando-os também estáveis, e compartilhar os registros por meio de redes sociais são os serviços oferecidos por Hyperlapse. Conheça a seguir as particularidades deste app e coloque suas aspirações como cineasta em prática.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Estabilização de imagem

Um dos principais problemas que a gravação de vídeos por meio de smartphones gera é a "tremedeira". Segurar o pequeno aparelho gera imagens desestabilizadas. Mas Hyperlapse tem a solução: uma vez identificados pontos fixos nas capturas e eliminados certa quantidade de pixels, os vídeos então são redimensionados a 720p. E cenas realmente impressionantes resultam do trabalho do aplicativo; veja.

O uso do estabilizador de imagens exige a escolha da velocidade de reprodução (para que o registro com efeito se aproxime da velocidade normal de execução, recomenda-se a escolha da opção 2X; apenas deslize o dedo sobre a tela do app para o ajuste).

Vídeos em Full HD

Para que seus vídeos sejam gravados em 1080p, uma opção em meio às configurações do aplicativo deve ser ativada. Toque sobre a tela do aplicativo por quatro vezes e acesse, assim, a opção “Labs”. Na tela aberta, a taxa de frames por segundo (frame rate) e a resolução dos clipes podem ser definidos. Altere a qualidade para 1080p e tenha vídeos em Full HD.

Time-lapse e imagem estável

Time-lapses com imagens estabilizadas podem também ser gravadas por meio de Hyperlapse. Acelerar o vídeo em até 12 vezes e aplicar o efeito de estabilização é de fato um dos efeitos mais bonitos que o aplicativo pode gerar.

Outra opção (tracking shot) é dedicada a cenas em que objetos são perseguidos pela câmera. Desta forma, dois tipos de “takes” podem ser filmados: a câmera pode ficar parada sobre uma base em movimento ou um elemento pode ser acompanhado pelas lentes do iPhone. Em ambos casos, o efeitos de time-lapse somado ao estabilizador pode ser usado.

Hyperlapse foi desenvolvido pelo Instagram – é possível, assim, compartilhar os vídeos gravados por meio do aplicativo via a tal rede social. Partilhar registros através do Facebook é outra das possibilidades. Mas que tal conferir algumas dicas sobre como fazer boas filmagens antes de encher seus álbuns com clipes de time-lapse?

Gravando!

Lembre-se de que os vídeos, mesmo quando gravados em Full HD, sofrerão redução de tamanho (HD) quando submetidos ao efeito de estabilização de imagem. Importante prestar atenção também sobre a extensão das filmagens; quanto maior a resolução e mais longo o clipe, mais espaço o arquivo irá ocupar junto à memória de seu aparelho.

Hyperlapse car GIF

Para melhores resultados, tente manter a câmera de seu smartphone o mais estável possível. A iluminação dos locais que se quer filmar também é importante; quanto mais luz, melhor. Se você deseja compilar as cenas e montar uma sequência de clipes, sugerimos que softwares dedicados à edição de vídeos sejam usados (filtros de imagens podem deixar seu filme fantástico).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.