Descubra o endereço IP do seu smartphone

1 min de leitura
Imagem de: Descubra o endereço IP do seu smartphone

Acessar a internet pelo celular está cada vez mais comum, principalmente após a chegada das redes sociais. As operadoras aproveitam essa onda e lançam aparelhos com cada vez mais recursos. Dessa forma, os aparelhos passaram a figurar também como parte de redes domésticas, sistemas de compartilhamento de mídia ou hotspots Wi-Fi. Para conectá-los dessa forma, é preciso descobrir o IP dos dispositivos, algo que nem sempre é tarefa das mais simples.

A principal maneira de descobrir qual o endereço IP do seu telefone é acessando um site de detecção. O What IP, por exemplo, é um dos mais comuns e, por possuir uma página leve, é o mais indicado para uso em smartphones. Em português, um dos principais serviços desse tipo é o Meu Endereço IP.

Tela do site WhatIP


O processo é eficaz para identificação em redes 3G, mas não funciona quando o aparelho está ligado à internet sem fio. Nesse caso, o celular está compartilhando o mesmo endereço de todos os outros dispositivos da rede. Os smartphones, porém, possuem IPs locais mesmo quando conectados a um sinal Wi-Fi, e o modo de identificá-los depende do sistema operacional utilizado.

iPhone

Com o aparelho conectado à internet, acesse o menu “Ajustes” e selecione a opção “Wi-Fi”. Pressione a seta ao lado da conexão ativa para exibir todos os detalhes da rede.

Telas de configuração de rede

Android
Pressione o botão Menu do aparelho e vá em "Configurações", pressione “Redes sem fio e outras” e depois “Configurações de Wi-Fi”.  Selecione a rede à qual você está conectado para exibir uma tela com todos os detalhes de sua conexão, incluindo o endereço IP.

Telas de configuração de conexão

Windows Mobile
Abra o Menu Iniar e selecione “Configurações”, clicando em “Rede” logo depois. Todas as conexões disponíveis serão exibidas na tela, selecione a que estiver sendo utilizada e pressione “Editar”. O endereço IP será exibido em um campo localizado no centro.

Detalhes da rede

Imagem: Divulgação

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.