Seu desejo é uma ordem. Com essa frase, a Apple apresentou ao mundo, no último dia 04 de outubro, uma das principais novidades introduzidas na versão mais recente do seu smartphone campeão de vendas. O iPhone 4S contará com um recurso chamado Siri, capaz de interpretar os comando de voz do usuário.

Embora os aplicativos que reconhecem comandos de voz não sejam exatamente uma novidade (no Baixaki você encontra diversos deles), o grande diferencial do Siri está não só na possibilidade de o software responder a uma ação sua, mas também entendê-la e apresentar ao usuário a melhor alternativa possível dentro de um contexto.

Muito mais do que um simples facilitador de acesso a funções, o Siri promete transformar o seu iPhone em um verdadeiro assistente pessoal, modificando de uma vez por todas a maneira como os usuários interagem com o aparelho. Mas como essa transformação será possível? Entenda como funciona a tecnologia do Siri.

Fala que eu te escuto

(Fonte da imagem: Apple)

O Siri não é exatamente uma novidade e a tecnologia já estava disponível na App Store em forma de aplicativo. A ferramenta, entretanto, chamou a atenção da empresa da Maçã que, recentemente, adquiriu a companhia desenvolvedora e decidiu incluir o serviço na última versão seu smartphone.

Você já deve ter conhecido programas que efetuam alguma ação a partir de um comando de voz. O próprio iPhone sempre dispôs de aplicativos do gênero. A novidade aqui está na maneira como ele interpreta e responde aos seus comandos. Ilustrar uma situação hipotética é a melhor forma de compreender como o Siri funciona.

Suponha que você está com fome e deseja encontrar um local para comer hambúrgueres. Basta falar para o seu iPhone “eu gostaria de comer um hambúrguer” para que o aparelho identifique que você está pensando em comida e retorne uma lista com opções de lugares onde você possa encontrar sua refeição.

Se logo em seguida você mudar de ideia e decidir comer tacos, basta dizer ao iPhone: “e que tal tacos?”. Percebendo que sua pesquisa anterior tinha relação com comida, o Siri presume que os tacos a que você se refere não são os instrumentos para jogar baseball, mas sim a comida mexicana e, com isso, retorna para o usuário a lista de lugares disponíveis.

Olha, sem as mãos!