Pai do iPhone conta: várias equipes brigaram pelo design do primeiro modelo

1 min de leitura
Imagem de: Pai do iPhone conta: várias equipes brigaram pelo design do primeiro modelo

A comemoração em 2017 dos dez anos de lançamento do primeiro iPhone tem rendido histórias bem interessantes a respeito do modelo histórico. A mais recente vem de um nome de respeito: ninguém menos que Tony Fadell, creditado como o "pai do iPhone" dentro da empresa.

Em entrevista ao site Wired, Fadell conta que Steve Jobs fez uma espécie de competição interna na Apple para escolher o visual do modelo. Várias equipes trabalharam ao mesmo tempo em seus próprios designs até que o visual final fosse escolhido.

Como resultado, vieram ideias não aproveitadas que são curiosas. Um dos visuais descartados foi o do "iPod phone": um telefone embutido dentro do visual do MP3 player. Só que as chamadas só poderiam ser feitas pelos fones de ouvido e a discagem era complicada.

Consegue imaginar?

Outro modelo parecido era "basicamente um iPod Mini, talvez um pouco maior, com um telefone dentro com uma click wheel e uma pequena tela". Vale lembrar que um desses modelos com a tradicional rodinha para cliques vazou recentemente em forma de patente — e é tão bizarro e não funcional quanto parece.

Fadell ainda disse que, apesar de o iPhone ter "mudado as nossas vidas", temos que ter certeza de que não "perderemos a porção analógica das nossas vidas". A entrevista completa está aqui (em inglês).

Quase foi bem diferente

Fadell ainda conta que a Apple não conseguia lidar na época com a ideia de que você sairia de casa com o iPod e um smartphone. Uma das soluções antes do iPhone? Lançar o telefone de outra marca.

Foi o que aconteceu com o Motorola Rokr, que tinha o iTunes embutido e não deu muito certo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.