Com speaker inteligente e iPhone 8, vazam os próximos lançamentos da Apple

4 min de leitura
Imagem de: Com speaker inteligente e iPhone 8, vazam os próximos lançamentos da Apple
Imagem: Concept Creator

Se as informações estiverem corretas, Maçã deve trazer ao público ainda neste ano o iPhone 8 e o speaker inteligente com a Siri. Projeto de realidade aumentada, porém, foi atrasado e pode ser cancelado

No último sábado (3), um perfil chamado Foxconninsider postou no Reddit uma lista com cinco dispositivos que a Apple deve lançar entre 2017 e 2018. A postagem trouxe informações detalhadas sobre alguns projetos da Maçã, como iPhone 8, óculos de realidade aumentada, speaker inteligente com a Siri e novos MacBooks, iPads e periféricos para o iMac.

Segundo a postagem, a Apple deve lançar ainda neste ano o iPhone 8 e também o speaker inteligente equipado com a Siri. Outros lançamentos antecipados pelo insider da Foxconn incluem também um novo MacBook bem como novos periféricos para o iMac, mas tudo isso apenas no ano que vem.

O vazador confirma ainda a chegada de um terceiro tamanho do iPad, apesar de não dar mais informações sobre o tablet. A notícia “ruim” da lista é o adiamento do projeto de desenvolvimento de óculos de realidade aumentada da Apple: ele foi atrasado para 2018 ou 2019 e, segundo o insider da Foxconn, pode até mesmo ser cancelado.

iPhone 8

Sem dúvida o lançamento mais aguardado da Apple para este ano, o iPhone 8 ganhou destaque especial nas perguntas feitas por outros usuários do Reddit. A principal delas talvez seja em relação ao nome: o responsável pela postagem se refere ao aparelho como “iPhone X” — vale lembrar que “X” é 10 em algarismos romanos e que 2017 marca o 10º aniversário de lançamento do dispositivo.

Ele garantiu ainda que o TouchID não deve mesmo ser levado para a parte traseira do iPhone, pois isso nunca teria sido uma possibilidade considerada pela Apple, revela. Assim, o recurso vai mesmo ficar na tela, que abandona o botão Home físico. Ainda sobre o aspecto de segurança e destrava do iPhone, o Foxconninsider antecipa que o próximo iPhone deve contar com sistema de detecção de face e escâner de retina.

Sobre o aspecto visual do novo dispositivo, ele o definiu como “algo mais parecido com um iPhone 7 com vidro e sem o módulo de toque capacitivo AuthenTec”. A parte traseira do dispositivo traria como grande novidade o reposicionamento das câmeras: as duas lentes do iPhone 8/iPhone X seriam alinhadas verticalmente, tal qual no aparelho do meio na foto abaixo.

iPhone 8 (ou iPhone X) deve ser igual ao modelo do meio da foto acima.

Outros rumores que aparecem na postagem feita no Reddit incluem ainda uma traseira feita em vidro para permitir recarga sem fio do dispositivo. Ainda nas respostas a outros usuários, o vazador traz as informações de que o próximo iPhone será equipado com 3 GB de memória RAM e contará com certificação de resistência à água.

Speaker inteligente com a Siri

O Foxconninsider revela que o alto falante inteligente equipado com a Siri terá um formato semelhante ao do Mac Pro, mas será menor do que o computador. Isso não chega a ser uma novidade muito grande, afinal o formato é bastante semelhante a de outros dispositivos do gênero já disponíveis no mercado, como o Google Home e o Amazon Echo.

MacBook

Um usuário do Reddit perguntou sobre novos lançamentos da linha MacBook Air e insider da Foxconn respondeu prontamente que a linha foi descontinuada. Depois, o autor editou a resposta e adicionou que “ao menos até onde nós sabemos, a marca pode ser reciclada”, indicando uma possível repaginada nos modelos mais básicos do notebook da Apple.

MacBook Air (foto) pode ser descontinuado ou "reciclado".

Mas a informação mais segura é de que a Apple deve lançar no próximo ano novos produtos da linha MacBook. Se o Air pode sair de cena ou mudar de cara, o Pro está firme e forte e deve chegar em um novo modelo, fisicamente “similar ao iPhone 7 preto e ao modelo final do iPhone X”, revela o responsável pelo vazamento.

Óculos da Apple

Um dos aspectos mais interessantes do vazamento envolve os óculos de realidade aumentada da Apple. Segundo a postagem, o dispositivo chamado internamente de Project Mirrorshades deve contar com uma série de itens avançados, como armação de acetato Kopin NED, lentes polarizadas e inteligentes da Zeiss e ainda módulos de microfone por indução da Bone (com cancelamento de ruído).

Dificuldade de produzir a bateria pode enterrar projeto de óculos de realidade aumentada da Apple

A lista continua com bateria capacitiva de cerâmica Pavel, processador próprio criado pela Maçã e sensor de luz e acelerômetro para rastreamento de passos e de movimentos da cabeça, entre outros. Além disso, o dispositivo seria disponibilizado em três cores: cristal, champagne e preto.

Contudo, apesar de tantos detalhes, o que indica um grau avançado de desenvolvimento, o Project Mirrorshades pode ir por água abaixo. De acordo com a postagem feita no Reddit, o aparelho tem 65% de chances de ser cancelado porque a sua bateria é muito difícil de produzir.

Mais vazamentos

Os vazamentos incluem ainda a confirmação de que um terceiro tamanho de iPad está em produção — mas o vazador alega não ter acesso a informações mais detalhadas sobre o tablet.  Além disso, o iMac também deve ganhar algumas novidades no próximo ano, como dispositivos com teclas inteligentes que vem para trabalhar em conjunto com o Touch Bar.

Informação quente?

Como o nome do responsável pela postagem deixa claro, trata-se de alguém de dentro da Foxconn, a empresa responsável por fabricar a maioria dos dispositivos da Apple. Ao trazer as informações a público, o autor viola acordos de não divulgação firmados entre a sua companhia e a Apple e, além disso, vale lembrar que mesmo o seu apelido bastante sugestivo não dá mais legitimidade à postagem.

De qualquer maneira, o keynote da WWDC 2017 acontece hoje (5), a partir das 14h, com cobertura completa aqui do TecMundo. Fique atento para não perder nenhuma novidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.