Novo iPad vs. Tegra 3: qual é o mais rápido?

1 min de leitura
Imagem de: Novo iPad vs. Tegra 3: qual é o mais rápido?

(Fonte da imagem: Reprodução/Apple)

Qual processador é o mais rápido: o A5X, da Apple, presente no novo iPad ou o Tegra 3? O site Gizmodo realizou um teste de velocidade entre os dois modelos, levando em consideração três programas diferentes de benchmark compatíveis entre os dois SO.

Apesar de ser complicado fazer uma comparação como essa, em especial pelas particularidades de cada sistema operacional, os resultados mostram uma disputa acirrada. Para o teste, o site utilizou Asus Transformer Prime equipado com o Tegra 3. Confira os resultados.

SunSpider

Os resultados com esse benchmark, segundo o Gizmodo, foram extremamente inconsistentes de forma que os realizadores consideraram um empate técnico na disputa. Os dois tablets alcançaram a marca de 1.680 milisegundos para acessar uma página e 1.800 milisegundos em sua pior marca.

BrowserMark

No segundo teste o processador Tegra 3 se mostrou cerca de 7,2% mais rápido em relação ao A5X. O aplicativo BrowserMark registrou uma média de 107.632 pontos para o iPad contra 99.908 pontos do Android. Nesse caso quanto menor a pontuação, mais rápido é o processador. Contudo, é importante alertar que os navegadores influenciam diretamente no resultado, de forma que pode haver variações para mais ou para menos no tablet com Android.

(Fonte da imagem: Divulgação/Asus)

GLBenchmark 2.1

No último teste, realizado com o GLBenchmark 2.1, a vitória ficou com o iPad, que venceu graças à sua melhor performance gráfica. No teste Egypt, o modelo da Apple processou 6740 frames a 60 fps enquanto o tablet da Asus alcançou apenas 5080 frames a 52 fps. Embora o tablet da empresa da Maçã tenha vencido, o Gizmodo alerta que o desempenho está longe de ser quatro vezes melhor em relação ao iPad 2, como foi anunciado.

.....

Além dos testes com os três programas de benchmark, em que cada um venceu uma etapa e na outra houve um empate, foram feitos ainda testes subjetivos de velocidade, abrindo-se aplicativos simultaneamente nos dois aparelhos para perceber qual deles tinha o melhor desempenho. O resultado? Indiferente.

As variações de um modelo para outro foram tão pequenas que, de fato, é impossível considerar que um é mais rápido do que o outro. Pelo visto, a melhor maneira de determinar um vencedor continua sendo a regra básica de escolher um produto que se adapte às suas necessidades e ao seu bolso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.