Com três núcleos e 2 GB de RAM, iPad Air 2 é o mais rápido a rodar o iOS

2 min de leitura
Imagem de: Com três núcleos e 2 GB de RAM, iPad Air 2 é o mais rápido a rodar o iOS

O iPad Air 2, o tablet mais fino do mundo, também pode ser considerado o dispositivo mais rápido a rodar o iOS, sistema operacional móvel da Apple. E o que pode parecer um aspecto positivo, na realidade, pode se tornar um problemão para a companhia, já o aparelho acaba sendo considerado “bom demais” para os padrões da indústria.

O tablet foi apresentado na semana passada, dia 16, tempo suficiente para alguém colocar as mãos nele e rodar alguns testes de benchmark para averiguar a sua performance. E os resultados surpreenderam, mostrando que esse dispositivo é, de fato, o equipamento mais rápido a rodar o iOS.

Melhor que os iPhones

O iPad Air 2 é, comparativamente, melhor que os dois modelos de iPhone apresentados pela Apple em setembro. Isso nós já sabíamos, mas, uma vez que a companhia não revela muitos detalhes técnicos do interior de seus aparelhos, ficava um pouco difícil mensurar essa diferença.

O processador A8X, que equipa o tablet, é uma versão melhorada do chip dual-core encontrado nos iPhones, o A8 de 1,4 GHz. Os testes de benchmarks revelaram que essa CPU traz três núcleos de processamento e, com apenas 100 MHz a mais, consegue entregar uma performance 55% melhor em um teste do Geekbench que avalia os vários “cores” em funcionamento. O teste de single-core, entretanto, mostra uma melhora mais tímida.

Outro detalhe bastante interessante que foi possível obter a partir dos testes é a quantidade de memória RAM. Ainda rodando o Geekbench, foi constatado que o iPad Air 2 possui 2 GB (1987 MB) e não 1 GB como havia se pensado.

É interessante notar que a velocidade flagrada pelo teste de benchmark, bem como o número de núcleos do processador e a quantidade de memória RAM, difere do que especulava-se do aparelho. Em nossa tabela comparativa, inclusive, a especificações técnica do tablet aparece com uma CPU dual-core de 1,3 GHz e 1 GB de RAM.

Esses resultados são uma surpresa bastante positiva em relação ao tablet da Apple. Com a promessa de um processador melhor do que o encontrado nos iPhones, já era esperado um bom desempenho do aparelho. Porém, suas configurações mostraram que ele superou as expectativas e hoje pode ser considerado o dispositivo mais rápido a rodar o sistema operacional móvel da Maçã.

Caso você seja um amante da linha de tablets da companhia, sugerimos fortemente ler o nosso artigo especial em que mostramos a evolução do iPad. Também recomendamos o resumo do evento no qual a Apple anunciou esse dispositivo e muitos outros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.