Já estava ansioso pela seleção de melhores aplicativos e games para iOS? Fique tranquilo: a lista desta semana pode ter atrasado um dia, mas aqui estamos nós com 15 dicas imperdíveis para você instalar e se divertir com seu iGadget (desse montante, 5 são programas e 10 são joguinhos variados).

Entre os destaques desta edição, podemos citar o Tuner, um elegantíssimo tocador de músicas que também é capaz de reproduzir canções via streaming gratuitamente. Outra novidade muito bacana é RollerCoaster Tycoon 3, terceiro capítulo do famoso simulador de parques de diversões, que acaba de ser lançado para iPhone e iPad.

Para baixar os apps citados neste artigo, tudo o que você precisa fazer é clicar em seus nomes para abrir as respectivas páginas no iTunes (clique aqui caso você ainda não tenha o programa instalado no seu computador). Se preferir, também é possível achar os softwares diretamente através da App Store de seu dispositivo móvel: basta usar o campo de busca. Divirta-se e até a próxima semana!

APLICATIVOS

Microsoft Translator (Gratuito)

Este é um programa que dispensa longas apresentações: o Microsoft Translator é, basicamente, o maior rival do Google Tradutor. Através do app, você consegue traduzir textos e frases instantaneamente para mais de 50 idiomas distintos. O mais bacana é que você pode usar o microfone de seu dispositivo para ditar o que você que seja convertido.

Da mesma forma, com a ajuda do recurso text-to-speech, o usuário pode fazer com que o software pronuncie a tradução, algo bastante útil para quando você não sabe falar corretamente uma determinada palavra estrangeira. O Microsoft Translator é totalmente gratuito e acaba de chegar ao iOS, mas exclusivamente para iPhone.

tradr (Gratuito)

O tradr é um aplicativo no mínimo curioso – imagine uma mistura de Mercado Livre com Tinder. Aqui, você informa ao programa o que você deseja comprar e especifica um raio de distância para que ele mostre mercadorias à venda dentro da região que você escolheu. De acordo com seus desenvolvedores, trata-se de um app de economia colaborativa.

E o programa não é interessante apenas para quem deseja comprar, mas também para quem quer vender. Com o tradr, qualquer indivíduo pode criar sua lojinha virtual (seja para comercializar produtos usados ou objetos feitos à mão), anunciando produtos sem custo algum. Conheça a plataforma e ajude a propagar essa ideia no Brasil.

Darkroom by Bergen (Gratuito)

Mais uma excelente ferramenta para quem curte editar fotografias no smartphone. O Darkroom by Bergen permite que você aplique uma variedade enorme de filtros de cor e efeitos especiais nas suas imagens, além de ajustar aspectos como saturação, luminosidade, matiz e curva de tonalidade: tudo o que você precisa para retocar aquela obra.

Porém, o mais bacana do software é que seus usuários podem criar seus próprios filtros customizados e disponibilizá-los online para que outros internautas o utilizem. Vale observar que os recursos básicos do Darkroom by Bergen podem ser usados gratuitamente, mas é necessário pagar uma taxa extra para desbloquear todas as ferramentas.

Bestie (Gratuito)

Gosta de selfies? Então o Bestie será o seu melhor companheiro a partir de hoje. O programa (desenvolvido pela mesma equipe responsável pelo famoso Camera360) conta com diversos filtros de cor e efeitos desenvolvidos especialmente para dar um toque especial aos autorretratos registrados com seu smartphone. São mais de 25 opções para você escolher.

Além disso, o Bestie conta com ferramentas que permitem corrigir imperfeições variadas: é possível disfarçar espinhas, clarear os dentes, remover olheiras e até mesmo reduzir o tamanho do seu nariz. Após terminar sua selfie, você pode salvá-la na memória interna de seu aparelho ou compartilhá-la em redes sociais (Facebook, WhatsAp etc.)

Tuner (Gratuito)

O Tuner é um aplicativo gratuito que mescla reprodutor de mídia local e serviço de streaming em uma só interface. Isso significa que, além de escutar as músicas em MP3 armazenadas na memória interna de seu dispositivo móvel, há também uma série de canções online que são transmitidas via internet para o seu iPhone ou iPad. E não é preciso pagar nada por isso.

É importante observar, porém, que o Tuner utiliza a API do SoundCloud, e, por conta disso, sua biblioteca de canções online pode ser menor e ter uma qualidade inferior à de serviços como Spotify, Deezer e Rdio. Ainda assim, vale a pena ter o programa instalado no seu smartphone para descobrir novos artistas e músicas sem desembolsar um único centavo.

JOGOS

Monsters Ate My Metropolis (Gratuito)

Nada de salvar a humanidade desta vez: em Monsters Ate My Metropolis, você controla monstros gigantescos e precisa usar ataques variados para destruir metrópoles. A primeira coisa que você deve fazer para iniciar sua aventura é escolher um personagem – são diversas opções (algumas desbloqueáveis), e cada lutador possui características únicas.

O sistema de combate é simples e baseado no uso de cartas colecionáveis referentes às habilidades de seu monstro. Você e o oponente precisam jogar um card de cada vez; de acordo com a força do golpe, seu elemento e sua performance nos mini games que surgem para dar um “boost” no ataque, um dos lados sofrerá mais dano do que o outro.

RollerCoaster Tycoon 3 (US$ 4,99)

Originalmente lançado em 2004 para computadores com Windows, RollerCoaster Tycoon 3 é um divertido simulador que coloca você no comando de um parque de diversões temático. É possível escolher entre cinco temas distintos para começar seu empreendimento: geral (sem algum assunto específico), assombrado, velho oeste, aventura e ficção científica.

Sua missão é construir do zero toda a infraestrutura do seu parque, erguendo montanhas-russas e outros brinquedos típicos. É muito bacana ver a reação dos visitantes ao experimentar as novidades que você constrói – sem falar que é possível experimentar cada uma das atrações em uma realista visão em primeira pessoa! O game pode ser adquirido por US$ 4,99.

Neon Shadow Zero (Gratuito)

Gosta de jogos estilo cyberpunk? Em Neon Shadow Zero, nova obra do estúdio Crescent Moon, você invade uma estação espacial e precisa eliminar hordas de robôs armados até os dentes. Nesta versão gratuita, o game é suportado por anúncios publicitários que aparecem frequentemente no display, mas que não atrapalham de forma alguma a vida do jogador.

Mas não pense que estamos falando aqui de um título exclusivamente single player – também é possível se divertir com amigos em partidas online. Encontre seus colegas através do Game Center, da Apple, e entre em combates do tipo “deatchmatch” para ver quem sobrevive por mais tempo. Ótima pedida para quem curte tiro em primeira pessoa!

Bob Esponja – Dono do Pedaço (Gratuito)

Que tal reviver os primeiros passos de um dos personagens infantis mais famosos da história? Em Dono do Pedaço, você vai ter que ajudar o icônico Bob Esponja em seus primeiros dias na Fenda do Bikini – e isso inclui construir sua própria casa, conhecer seus melhores amigos e arrumar um emprego como cozinheiro no Siri Cascudo, lanchonete do Seu Sirigueijo.

Trata-se de um game perfeito para quem é fã do desenho animado e deseja relembrar – de forma completamente interativa – os melhores momentos do seriado televisivo. Dono do Pedaço é gratuito (embora conte com um sistema de compras in-app para aquisição de itens especiais) e será atualizado frequentemente com novos conteúdos bacanas.

The Walking Pet (Gratuito)

Este é um dos mais recentes jogos publicados pela Ketchapp, publisher italiana mundialmente famosa por seus games absurdamente viciantes. Sua missão em The Walking Pet (um claro trocadilho com o seriado The Walking Dead) é simplesmente ajudar uma série de animais a andar pela maior distância possível. Naturalmente, o objetivo não é tão fácil quanto parece.

O problema é que os bichanos não possuem o mínimo de equilíbrio, sendo necessário tocar na tela no momento certo para que eles não acabem caindo. Vale observar que o score não mede quantos passos o personagem deu, mas sim quantas linhas (desenhadas no chão) ele ultrapassou. Sendo monetizado com anúncios publicitários, o game é completamente gratuito.

The Cannon Man Adventures (Gratuito)

Desenvolvido pelos brasileiros da Tree of Dreams, The Cannon Man Adventures coloca você na pele de um artista que trabalha como bala de canhão humana. Isso significa que seu desafio aqui será ser disparado por canhões de alta potência para atravessar cenários incríveis repletos de obstáculos – tudo para agradar a plateia do parque O Mundo de Aventuras.

Cada canhão possui suas próprias características: alguns se movem para que você possa mirar em determinado local, outros possuem um tempo-limite para serem disparados e assim por diante. É necessário concluir os cenários no menor tempo possível. The Cannon Man Adventures é totalmente gratuito.

An Endless Runner And A Word Game Had a Baby (Gratuito)

O nome deste jogo aqui já diz tudo: trata-se de uma fusão entre os gêneros endless runner e word game. O personagem vai saltando infinitamente entre pequenas plataformas, e, para que ele não caia no chão, você precisa montar palavras (importante: em inglês) utilizando as letras oferecidas na região inferior da tela.

Cada palavra que você monta cria novas plataformas para que o protagonista continue seu caminho, e isso significa que você precisa pensar rápido e “se virar” com as letras que o game te dá. An Endless Runner And A Word Game Had a Baby (que título extenso, não?) é totalmente gratuito e pesa menos de 60 MB.

The Ascension (Gratuito)

Seu objetivo aqui é simples: subir o mais alto que puder. Quem gosta de games excessivamente difíceis vai curtir muito este título. A bolinha vai pulando sozinha e o jogador se responsabiliza para rotacionar o cenário, a fazendo quicar nas plataformas e subir um pouco mais. Quanto mais pirâmides você coletar, maior será sua pontuação.

Os comandos de The Ascension não poderiam ser mais simples: tudo o que você precisa fazer é tocar na tela para girar o cenário de acordo com a necessidade. É preciso ter reflexos rápidos para ter sucesso aqui e fazer pontuações altas. Com gráficos minimalistas, The Ascension é completamente gratuito, sendo compatível com iPhone e iPad.

Paradise Bay (Gratuito)

Paradise Bay é uma ótima pedida para quem curte joguinhos de construção. Aqui, você deve administrar uma ilha paradisíaca. Exatamente! É necessário plantar, pescar e trocar recursos com os donos de outras ilhas para garantir que sua comunidade prospere. É essencial que os moradores de seu “resort” estejam sempre felizes com a vida no local.

Como você deve ter imaginado, Paradise Bay possui um forte apelo social – o game se torna bastante complicado caso você não conte com a ajuda de colegas para trocar mercadorias importantes para sua sobrevivência. O título é completamente gratuito e encanta qualquer pessoa com gráficos coloridíssimos.

Coward Hero (Gratuito)

Podendo ser considerado uma mistura de endless runner com ação, Coward Hero coloca o jogador na pele de um guerreiro nada valente. Ele corre sem parar por cenários repletos de obstáculos e você precisa usar três ações para enfrentar os perigos que surgem no mapa: a espada elimina monstros azuis e verdes, o escudo o defende de inimigos laranjas e roxos, e o pulo faz com que o protagonista salte sobre armadilhas.

No total, há 30 níveis em Coward Hero, além de um modo infinito no qual você simplesmente precisa sobreviver pelo maior tempo que puder. O game é gratuito e pode ser executado em qualquer iPhone ou iPad equipado com o iOS 6 ou posterior.

Cupons de desconto TecMundo: