Vulnerabilidade permite que redes WiFi façam iOS travar em instantes

1 min de leitura
Imagem de: Vulnerabilidade permite que redes WiFi façam iOS travar em instantes

Especialistas em segurança acabam de enviar um comunicado bem importante à Apple. Adi Sharabani e Yair Amit trabalham para a Skycure e eles descobriram uma falha que pode inutilizar qualquer aparelho que tenha o iOS instalado (iPads e iPhones). Trata-se de uma vulnerabilidade que pode ser acessada por redes sem fio e quem vem sendo chamada de “No IOS Zone” (Zona Livre de iOS, em tradução livre).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Infectando um hotspot, é possível fazer com que as conexões WiFI sejam modificadas e tenham os certificados SSL alterados antes de serem enviados aos aparelhos. Quando chegam ao iOS, forçam uma quantidade anormal de requisições e isso faz com que ocorra uma negação de serviço — similar a um ataque DoS comum. Isso acaba “crashando” os apps e em alguns momentos chega a forçar a reinicialização do iOS.

Como você deve imaginar, isso faz com que o sistema operacional seja completamente inutilizado — e a única forma de corrigir é sair do alcance do hotspot. O vídeo que está no topo mostra mais alguns detalhes de como isso funciona na prática. Os dois especialistas da Skycure afirmam que ainda não souberam de ataques similares, mas deixam claro que isso pode acontecer facilmente. Eles também entraram em contato com a Apple para que a empresa possa corrigir as falhas e tornar o sistema mais seguro para os consumidores, mas ainda não há resposta da Maçã.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.