Na próxima segunda-feira acontece a WWDC 2014, evento em que a Apple anuncia as principais novidades de suas linhas de produtos, sendo que os principais focos ficam nos sistemas operacionais — Mac OS X para os computadores e iOS para os smartphones e tablets. E falando nisso, quais serão as principais novidades que podem chegar no iOS 8?

Nós reunimos algumas das maiores expectativas para mostrar o que é mais provável para o evento. Além disso, também revelamos algumas das funcionalidades que poderiam chegar no sistema operacional para tornar a experiência de uso dos iPads e iPhones muito mais interessante. Confira agora mesmo todas as expectativas que reunimos em nosso artigo.

Recursos mais prováveis

Algumas fontes ligadas à Apple afirmam que as principais mudanças no sistema operacional portátil que será anunciado na segunda-feira são ligados aos mapas e à Siri. No primeiro caso, espera-se que a Maçã mostre novos recursos no sistema utilizado atualmente, além de ser bem possível que um motor de navegação seja remodelado para concorrer com o Google Maps — tendo ainda um suporte melhor para demonstração em alterações de tráfego.

Também há grandes chances de a Apple mostrar novidades no teclado do iOS. Ainda é difícil que o sistema operacional permita que os consumidores deslizem os dedos na digitação como acontece no Swype, mas rumores apontam para formas mais dinâmicas de digitação. Também há fortes probabilidades de que a Siri surja com mais recursos, incluindo alguns modos de reconhecimento de músicas.

Mas o que mais queremos?

Além das expectativas mais prováveis sobre o iOS 8, também há uma série de recursos que nós queremos ver chegando aos aparelhos portáteis — mesmo que sejam pequenas as chances de eles chegarem aos dispositivos em um futuro tão próximo. Saiba quais são essas funcionalidades agora mesmo. Será que você concorda com algo que trouxemos?

1. Tela dividida

Com os smartphones sendo cada vez mais potentes, é necessário que os tablets passem a se aproximar dos computadores em vez de se tornarem celulares maiores. Indo de encontro ao que o Windows já oferece em seus tablets, seria interessante que o iOS permitisse que os iPads dividissem as telas entre diferentes aplicativos.

Dessa forma, não seria mais necessário que todos os apps rodassem em tela cheia, como acontece atualmente. Isso pode trazer várias vantagens para usuários, uma vez que os iPads seriam capazes de executar mais de um recurso de cada vez, garantindo mais interação para todos os consumidores.

2. Logins múltiplos

Um dos grandes diferenciais oferecidos por alguns tablets com Android é a possibilidade de criarmos mais de um usuário — incluindo um perfil de convidados para evitar que documentos sejam acessados por amigos “curiosos”. Pensando nisso, seria bem interessante se a Apple alimentasse o iOS com um recurso desse tipo: garantindo vários logins para familiares e até mesmo controle para crianças, por exemplo.

3. Gerenciamento de memória

Uma reclamação recorrente entre usuários diz respeito aos constantes “crashes” de memória, que causa congelamento de apps em alguns momentos. Pensando nisso, não podemos negar que seria realmente interessante se a Apple lançasse o iOS 8 com mais qualidade no gerenciamento de memória.

4. Widgets ativos

Hoje, as telas iniciais do iOS são limitadas à demonstração de ícones para o acesso aos aplicativos instalados. Mas seria realmente interessante poder contar com widgets ativos presentes nessas telas. Como você pode ver nesse conceito, esses widgets poderiam permitir que os consumidores tivessem acesso a botões de controle de áudio, lembretes e até mesmo informações dos apps como nas “Live Tiles”.

5. Melhores buscas internas

Atualmente, as pesquisas internas no iOS são limitadas aos aplicativos, não permitindo que as buscas por documentos sejam feitas diretamente no Spotlight. Com uma alteração no código do sistema operacional, seria simples facilitar a vida dos consumidores, que não precisariam mais se lembrar do aplicativo em que cada documento está inserido.

6. Mudanças na central de controle

Com a chegada do iOS 7, o sistema portátil passou a permitir que os usuários tivessem acesso a ícones de fácil acesso para algumas funcionalidades diretamente na central de controle. Isso inclui calculadora, câmera e modo avião. O problema é que isso não é personalizável, o que acaba mantendo atalhos muito limitados para consumidores.

7. Gerenciador de arquivos

Já que falamos sobre facilidade na busca de arquivos, devemos citar também a necessidade de um gerenciador de arquivos para os portáteis Apple. Dessa forma, usuários poderiam aproveitar os tablets e smartphones para compartilhar e mover arquivos com mais facilidade e dinamismo.

.....

O que você achou dos recursos que nós gostaríamos de ver no iOS? Será que você concorda com alguns dos nossos anseios ou existe algo mais importante para ser colocado no sistema operacional portátil da Apple?

Cupons de desconto TecMundo: