Bug no iOS 7.1 permite desabilitar o "Buscar iPhone" sem digitar senhas

1 min de leitura
Imagem de: Bug no iOS 7.1 permite desabilitar o "Buscar iPhone" sem digitar senhas

Para evitar problemas, crie uma senha de bloqueio da tela (Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

A Apple já inclui no iOS a função “Buscar iPhone” há algum tempo, o que permite ao usuário encontrar seu aparelho onde quer que ele esteja através do serviço de localização do dispositivo. Assim, quem foi roubado ou perdeu o smartphone saberá como encontrá-lo. Acontece que, com o iOS 7.1, um bug começou a permitir que esse recurso seja desativado sem que o dono do aparelho coloque sua senha da Apple ID. Ou seja, se você foi roubado e o ladrão resolveu dar uma olhadinha no YouTube, seu aparelho nunca mais será encontrado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mais grave que o bug permitir a desativação do Buscar iPhone sem o seu consentimento, o problema ainda dá brechas para que o seu smartphone seja restaurado para as configurações de fábrica. Isso quer dizer que é possível apagar tudo o que você tem no aparelho, remover sua Apple ID e deixar o dispositivo completamente não rastreável pelos meios tradicionais.

Isso acontece porque, quando o Buscar iPhone está ativo, ele não permite a restauração do sistema. Uma vez neutralizada, a função de localização nativa do iOS não oferecerá mais o rastreamento do seu aparelho ou o bloqueio automático e qualquer informação pessoal armazenada nele poderá ser acessada ou apagada. Quando o sistema de localização da Apple é removido, seu iPhone libera a restauração do sistema sem maiores perguntas.

A manha

O método consiste em alguns passos de toques na tela que burlam completamente a segurança do iOS (praticamente igual a todos os bugs de segurança que já foram encontrados no sistema até hoje). Você simplesmente toca em duas áreas ao mesmo tempo na seção do Buscar iPhone e, em seguida, desliga o aparelho. Quando ele for ligado novamente, a função de localização estará desativada e permitirá a restauração do sistema. Aí o ladrão tem um iPhone novinho em folha.

Isso pode ser evitado de uma maneira bem simples, entretanto. Basta colocar uma senha de bloqueio de tela no aparelho que o criminoso não chegará nem perto do Buscar iPhone. Ainda assim, para quem não usa esse método de segurança, só resta mesmo o bloqueio de IMEI, que não resolve o problema das informações pessoais roubadas junto com o smartphone.

Confira aqui como ativar o Buscar iPhone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.