iOS 7 ganha primeiro jailbreak permanente

2 min de leitura
Imagem de: iOS 7 ganha primeiro jailbreak permanente

Novo Evasi0n traz App store desconhecida e versão não oficial de Cydia (Fonte da imagem: Reprodução/Evad3rs)

O novo SO mobile da Apple já está presente na maioria dos aparelhos que a empresa vende, mas somente agora um verdadeiro jailbreak conseguiu burlar as amarras da Maçã em seus iGadgets e permitir a instalação de apps de lojas de terceiros nos dispositivos com iOS 7. Contudo, a nova criação do grupo Evad3rs não tem agradado a muita gente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para começar, uma nova loja de aplicativos chamada Taig apareceu nos aparelhos de quem realizou o procedimento de desbloqueio. Essa loja, inclusive, contém uma infinidade de conteúdo pirata e, para completar, a versão da Cydia presente no SO não foi testada ou liberada pelos seus desenvolvedores.

Quem já está acostumado com os jailbreaks nos sistemas operacionais da Maçã sabe que essa situação é no mínimo inusitada, que acabou acontecendo por conta de uma parceria do grupo Evad3rs, criador do primeiro jailbreak para iOS 7, com os desenvolvedores da Taig. Essa loja deve aparecer apenas para quem está com o chinês definido como idioma em seu aparelho e, de acordo com alguns comentários de usuários que testaram a ferramenta, o conteúdo presente lá é de qualidade duvidosa.

Ainda em testes

Você provavelmente não usa o chinês como idioma-padrão em seu iPhone ou iPad, mas mesmo assim pode acabar com problemas depois do jailbreak. A outra loja de apps que é instalada no seu dispositivo, a Cydia, é de uma versão não oficial de seus desenvolvedores. Eles inclusive alertaram os usuários para possíveis problemas. Um dos criadores da loja paralela disse no Twitter que não tem a menor ideia do que pode ou não funcionar nesse jailbreak.

Depois de inúmeros relatos de problemas e reclamações quanto à loja Taig, o Evad3rs fez uma postagem em seu blog explicando a situação da pirataria. Eles afirmaram estarem envergonhados com o problema e que tinham um acordo com os criadores da loja para não divulgarem pirataria no app. Agora, entretanto, a situação está se encaminhando para uma resolução. Mesmo assim, não há informações sobre uma atualização do jailbreak ou se a parceria com a nova loja poderá ser terminada.

Enquanto isso, aconselhamos a quem tem interesse pelo jailbreak aguardar mais um tempo até que os problemas sejam resolvidos, ou pelo menos até que o pessoal do Cydia dê o sinal verde para a loja de apps presente na ferramenta do Evad3rs.

Jailbreak para aparelhos antigos

iPhones e iPads que não são compatíveis com o iOS 7, mas que pararam nas versões entre 6.1.3 e 6.1.5 do sistema operacional, estavam sem muitas soluções para fazer jailbreak em seus aparelhos. Esses dispositivos agora podem ser desbloqueados no modo “tethered”, o que os permite manter o aparelho com o jailbreak até ser reiniciado e, em seguida, fazer o procedimento se tornar permanente também. Confira mais detalhes aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.