Atualizações do iOS alcançam mais aparelhos que as do Android

2 min de leitura
Imagem de: Atualizações do iOS alcançam mais aparelhos que as do Android

(Fonte da imagem: Reprodução/Geeks of War)

Muito se fala sobre o tempo de duração que a atualização de um sistema operacional mobile tem. Quantos dispositivos suportarão o novo sistema? Qual versão vem com qual smartphone? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Fidlee, o iOS deixa os usuários na mão bem depois que o Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As estatísticas levantadas pelo site indicam que o sistema operacional da Google “perde” essa corrida, isto é, as atualizações podem conflitar ou nem chegar a aparelhos antigos – processo que não ocorre da mesma forma com a Apple.

Nos gráficos apresentados adiante, podemos visualizar aparelhos consagrados que usam o Android, não tão antigos – como o Galaxy Note 2, o Galaxy S3, o LG G2, entre outros – e que ainda não receberam a última atualização do sistema operacional, o 4.4 KitKat. A maioria dos dispositivos na lista foi atualizada uma ou duas vezes desde o lançamento ou pouco tempo depois de chegar ao mercado. Veja só a relação:

(Fonte da imagem: Reprodução/Fidlee)

O iOS, em contrapartida, apresenta um suporte mais “universal” para suas atualizações, que rapidamente alcançam dispositivos mais antigos. Na relação demonstrada, por exemplo, apenas o iPhone 3GS, cinco anos após seu lançamento, ficou de fora e não suporta o iOS 7. Os outros dispositivos estão em dia com a versão mais recente do sistema operacional mobile da Apple.

Os números mostram também o tempo durante o qual certos aparelhos continuam disponíveis mesmo após seu lançamento. A Apple também sai na frente, pois a maioria de seus dispositivos continua disponível para venda e recebendo suporte contínuo numa escala que representa o dobro daquilo que o Android oferece nesse sentido.

iOS 7: atualização de sistema “mais rápida da história”

Convém lembrar que, algum tempo atrás, a Apple cravou que o iOS 7 foi “a atualização de sistema mais rápida da história”, com mais de 200 milhões de dispositivos instalando a nova versão menos de uma semana após o seu lançamento. As análises apontam que a adesão ao upgrade foi maior do que nas atualizações anteriores.

Atualmente, o iOS 7 atinge cerca de 77% dos usuários. Ainda que os gráficos acima representem dispositivos lançados no ano passado, as coisas não vão lá muito bem para aparelhos Android mais recentes. A maioria dos usuários do sistema operacional da Google continua usando o 4.1 Jelly Bean, que saiu em julho de 2012. O KitKat, por exemplo, está disponível apenas para dispositivos Nexus e lentamente se encaminha ao Moto X e aparelhos Google Play Edition, ou seja, o tempo para atingir outros dispositivos é muito maior em comparação com o iOS 7.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.