iOS: como colocar seu iPhone ou iPad em modo "Não perturbe"

2 min de leitura
Imagem de: iOS: como colocar seu iPhone ou iPad em modo "Não perturbe"

A nova versão do sistema operacional móvel da Apple trouxe algumas novidades bastante interessantes, como o novo aplicativo de mapas e a integração com o Facebook, que já estavam sendo comentadas antes mesmo do lançamento oficial oficial do iOS 6.

Uma ferramenta de menor destaque, no entanto, merece ser vista mais de perto: o modo “Não Perturbe”, que desativa todas as formas de alerta do seu aparelho para que você possa se concentrar no que estiver fazendo.

Ele é diferente do modo silencioso, já que não emite nenhum tipo de som, vibração e nem mesmo acende a tela do seu dispositivo — perfeito para que você deixe o celular um pouco de lado para prestar atenção em um filme no cinema, na sua companhia durante um jantar ou mesmo nas horas de sono.

Novo modo do iPhone permite desligar completamente os alertas do telefone. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Habilitar este novo modo é muito fácil e você pode configurar algumas exceções importantes, para que mesmo dessa forma você possa ser avisado de algo urgente. Vá até a janela de configurações e procure o menu “Notifications”. É possível ver, acima dele, um botão para habilitar o “Não Perturbe” (“Do Not Disturb”) rapidamente.

Porém, se você desejar configurar esta ferramenta, clique no menu “Notifications” e escolha o item “Do Not Disturb” para mostrar uma tela com as opções disponíveis. O primeiro ajuste agenda a ativação do recurso para um horário determinado, geralmente na parte da noite, para que ele ligue e desligue sozinho.

Agende um horário para o modo "Não Perturbe". (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Escolha um intervalo no qual você não deseja ser incomodado e o seu aparelho vai deixar você em paz durante aquele período. Assim que der o horário final, o seu iPhone ou iPad volta de maneira automática a mostrar as notificações e emitir alertas normalmente.

O segundo e o terceiro ajustes são importantes se você não quer perder alguma chamada urgente. Se você é um médico, por exemplo, pode configurar para que apenas os números de emergência consigam entrar em contato com você. Crie um grupo de contatos especiais e habilite a opção “Allow Calls From” para esses números.

É possível configurar o aparelho para que alguns números consigam fazer ligações urgentes. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Por fim, se “Repeated Calls” estiver ligado, o seu aparelho vai sair temporariamente do modo “Não Perturbe” quando um mesmo número ligar duas vezes seguidas em menos de três minutos. Essas duas exceções vale apenas para as chamadas, e não para mensagens e outras notificações.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.