Central de notificações, iMessage, integração com o Twitter, novos comandos por gestos no iPad e mais de 200 novidades para facilitar sua vida: esse é o iOS 5, a nova versão do sistema operacional da Apple. A equipe do Tecmundo testou e avaliou o lançamento da Maçã e traz para você as maiores mudanças no iOS, que vem recheado de recursos inovadores.

Notificações

    

Se antes as notificações por push interrompiam suas tarefas, agora elas param de incomodar e aparecem no topo do display. Você pode ignorar ou abrir a central de notificações. Ali ficam os widgets e os avisos de todos os aplicativos habilitados para a função. Quando a tela está bloqueada, as notificações também aparecem, mas os widgets infelizmente ficam de lado.

Twitter

Uma das novidades mais esperadas no sistema é a integração com o Twitter. O recurso vem para facilitar o compartilhamento de imagens, links e diversos tipos de conteúdo com seus amigos na rede. Assim, tudo fica muito mais rápido. Você pode, por exemplo, postar uma foto diretamente dos álbuns ou compartilhar uma página usando o próprio Safari, sem a necessidade de abrir o app do Twitter.

Câmera

O aplicativo de câmera é totalmente novo: agora você pode fazer edições básicas nas imagens sem precisar de um aplicativo específico. É possível cortar, redimensionar, girar, ajustar o brilho e reduzir olhos vermelhos. Assim, você pode publicar uma imagem já tratada em suas redes sociais. Além de tudo, agora você pode acessar a câmera sem nem mesmo desbloquear o aparelho. Um recurso perfeito para fazer cliques rápidos.

iMessage

O iOS 5 vem com um sistema que pode desbancar os pacotes de SMS das operadoras: o iMessage permite que mensagens sejam trocadas entre os gadgets da Maçã. Você pode conversar com qualquer contato sem gastar nada, basta ter conexão com a internet.

iCloud

Com ele, você pode manter todos os aparelhos conectados para editar documentos, compartilhar fotos e ter qualquer conteúdo atualizado em todos os seus gadgets da Apple. Você pode, por exemplo, contar com notas, contatos e fotos automaticamente sempre que trocar seu iPhone por um novo. Um recurso e tanto para quem tem mais de um aparelho da marca.

Safari

A versão móvel do navegador também conta com algumas novidades. Agora, o Safari traz o modo Leitor, que simplifica as páginas, mantendo apenas textos e imagens, descartando qualquer elemento visual do site, como cabeçalhos e, até mesmo, a publicidade.

    

A Lista de Leitura é outra novidade: com ela, você pode marcar textos para ler posteriormente, inclusive, sincronizando o sistema com outros gadgets. No iPad, agora você também pode navegar por abas, um recurso importante e que fazia muita falta para quem mantém mais de uma página aberta ao mesmo tempo.

Lembretes

Já imaginou ser lembrado de alguma tarefa importante, assim que sair de casa? Com o novo aplicativo de Lembretes isso é possível. Além de criar listas bastante organizadas, você pode, por exemplo, ser avisado que precisa passar no mercado assim que sair do escritório.

Banca

    

Aplicativos de veículos de comunicação estão com os dias contados: agora, você pode ler todas as notícias e artigos de seu interesse na Banca. O aplicativo suporta jornais e revistas, que já começaram a abandonar seus antigos apps, produzindo conteúdo exclusivo para a função. A centralização faz com que tudo seja muito mais fácil, rápido e prático.

Mail

Além de trazer um visual totalmente novo, a aplicação de emails ganha novas ferramentas, como a edição de textos com negrito, itálico e sublinhado e os deslocamentos de textos. Além disso, os contatos agora são arrastáveis de um campo ao outro, e você pode também sinalizar as mensagens importantes.

Mudanças no iPad

Para quem tem o tablet da Apple, as mudanças são ainda maiores: agora, você pode contar com novos atalhos feitos por gestos, como alternar entre tarefas deslizando três dedos na tela e fechar um aplicativo com as pontas dos dedos. O teclado também ganhou novas adaptações, para que a digitação seja mais confortável.

São mais de 200 novidades!

Além de tudo isso, o iOS 5 ainda traz um dicionário integrado, novos sistemas de acessibilidade, personalização do padrão de vibrações para o iPhone, compra de ringtones pelo aparelho e diversas possibilidades, como dividir o teclado no iPad, gerenciar álbuns de fotos, além de criar atalhos para o teclado.

Vale a pena?

Desde que a equipe do Tecmundo testou o iOS 5 pela primeira vez, o sistema ficou ainda mais robusto, ganhou novos recursos que, com certeza, fazem dele a melhor versão do sistema já feita pela Apple. É impossível negar que ele trouxe centenas de mudanças positivas para os gadgets da Maçã. Com ele, tudo é ainda mais simples, intuitivo e rápido.

No entanto, o sistema ainda se mostra um pouco instável, chegando a travar em algumas funções e a apresentar falhas na integração com o Twitter. Com tudo isso, além dos problemas encontrados durante a atualização dos gadgets, ficamos um pouco decepcionados com a versão apresentada pela Apple. Agora, resta aguardar as próximas atualizações para que o iOS faça valer todas as funções incríveis com as quais ele conta.

Cupons de desconto TecMundo: