O "Metal" do iOS 8 realmente faz diferença nos gráficos de games?

1 min de leitura
Imagem de: O "Metal" do iOS 8 realmente faz diferença nos gráficos de games?
Imagem: Touch Gameplay

Com o anúncio do iOS 8, a Apple mostrou uma nova possibilidade para desenvolvedores de games deixarem jogos avançados mais bonitos e proeminentes em aparelhos com chips A7 e A8. Estamos falando do “Metal”, um ambiente que pretende substituir o OpenGL e deixar que games aproveitem melhor o desempenho do hardware. Mas será que isso realmente faz alguma diferença?

O vídeo a seguir faz uma comparação do game Asphalt 8 rodando no iOS 7 e no iOS 8 em um iPhone 5S. As imagens foram colocadas lado a lado para que você possa perceber a diferença e, pelo menos nessa geração inicial, nada muito revolucionário como a Apple prometeu tem acontecido.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mesmo assim, é inegável que os gráficos realmente melhoraram. Note que as cores em geral estão mais bonitas e há uma boa quantidade de efeitos a mais, como sombras, brilhos e muitos outros. No vídeo, na pista de Tóquio, é possível perceber bem mais a diferença em Asphalt 8, já que a desenvolvedora teve mais espaço para trabalhar com melhoramentos. Ainda assim, não há praticamente nenhuma diferença em textura. Caso houvesse, realmente seria um grande avanço para o iOS.

É interessante notar que esses são apenas os primeiros games a fazerem uso do Metal, a tecnologia da Apple que deixa os jogos rodarem “mais perto do chip” em si, sem ter que passar por muitas camadas de software. Foi criada inclusive uma seção na App Store para você baixar esses games. Confira a lista aqui.

A seguir, você pode comparar uma série de GIFs e Vines mostrando outros jogos que já usam o Metal além do Asphalt 8.

Modern Combat 5 (iOS 7 e iOS 8 em resolução completa)

Plunder Pirates (iOS 7 e iOS 8 em resolução completa)

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.