Revelado na segunda-feira passada (2), o iOS 8 não trouxe uma das funcionalidades mais aguardadas pelos fiéis seguidores da Apple: um sistema de multitarefas que permita ao usuário trabalhar com dois ou mais aplicativos simultaneamente em uma tela dividida.

Os rumores sobre esse recurso começaram a circular na internet no início do mês de maio, apontando que a companhia estava buscando uma forma de competir com o Microsoft Surface – tablet que roda o Windows 8.1 e possibilita essa divisão no display.

Se você é um dos que estavam animados com a ideia desse “multitarefas real”, anime-se: tudo indica que ele de fato existe e deve chegar ao seu aparelho em um futuro próximo. Um desenvolvedor conhecido simplesmente como Steve T-S publicou hoje (9) uma mensagem em seu perfil no Twitter afirmando ter encontrado um código secreto no iOS 8 que permite a execução de dois apps lado-a-lado.

De acordo com o programador, o tal script se encontra dentro do SpringBoard (um processo interno do SO responsável por gerenciar a tela inicial e aplicativos) e comenta inclusive que os programas podem rodar em três dimensões diferentes: 1/4, 1/2 e 3/4.

Steve não deu maiores detalhes sobre sua descoberta, o que nos leva a duvidar se esse código secreto realmente existe ou não. A Apple ainda não se pronunciou o caso – e é bem provável que não o faça tão cedo. O jeito é esperar até que outro desenvolvedor curioso revele maiores informações sobre o assunto.

Cupons de desconto TecMundo: