Jovem faz um motor V6 (que funciona!) utilizando papel e papelão

1 min de leitura
Imagem de: Jovem faz um motor V6 (que funciona!) utilizando papel e papelão

Os chamados gearheads – entusiastas do mundo automotivo – volta e meia aparecem com criações sensacionais, mas a construção de motores em miniatura parece ser uma categoria que não economiza surpresas.

Um usuário do YouTube identificado apenas como Al Zh parece ser um desses entusiastas. O que ele criou, porém, é realmente incrível: um motor V6 feito de papel e papelão. A peça conta com os principais componentes móveis de seu equivalente "de verdade", como pistões e virabrequim.

Para melhorar, a grande surpresa vem na metade do vídeo: depois de mostrar tudo em movimento, Al Zh enche uma bexiga com ar, conecta o bico em um cano (também de papel) e faz o motorzinho funcionar perfeitamente.

Um cilindro, quatro em linha, seis em V

A estrutura de seis cilindros em V foi a última construída pelo usuário, que já havia postado outros vídeos mostrando outras invenções. Uma delas é um quatro cilindros em linha também feito com papel e papelão, que inclui um cabeçote com toda a movimentação do comando de válvulas de um motor de verdade – tudo igualmente impulsionado por ar comprimido.

Al Zh explica em alguns comentários que ele foi construindo as peças em dificuldade crescente, tendo começado com uma pequena estrutura com um único cilindro, passando para quatro até chegar no V6.

Ele não dá maiores detalhes sobre quanto tempo levou para construir cada uma das peças ou até mesmo como foi o processo de construção, mas disponibiliza os modelos na descrição dos vídeos.

E você aí achando que o seu origami de tsuru era difícil o suficiente.

Quais as miniaturas mais legais que você já viu? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.