Que tal controlar seu celular com uma 'tatuagem' eletrônica inteligente?

1 min de leitura
Imagem de: Que tal controlar seu celular com uma 'tatuagem' eletrônica inteligente?

Não bastassem roupas inteligentes e adesivos corporais capazes de gerar energia, “tatuagens” para controle touchscreen de gadgets são agora a nova aposta de pesquisadores das universidades de Stanford e Saarland. Sob o nome de iSkin, a invenção possibilita aos usuários a manipulação de smartphones, tablets, relógios inteligentes e computadores por meio de toques sobre a própria pele.

Os adesivos são impressos em silicone, e podem ser manipulados de várias formas. Bastante flexíveis, as “tatuagens” (apelido dado carinhosamente por seus inventores) contam com eletrodos entre suas camadas de plástico e carbono. O protótipo de iSkin ainda possui fios, mas a versão final do produto deverá contar apenas com um chip e sensor wireless.

Tatuagens personalizadas

Sensores capacitivos e resistivos fazem parte da “pele mágica”; significa que ações precisas podem ser executadas sem grandes dificuldades, tais como a seleção de trechos de textos e desenho de imagens – até mesmo o recurso de scroll, do mouse, pode ser usado.

A ideia dos cientistas é fazer com que cada pessoa possa imprimir sua própria tatuagem. Quem desejar, por exemplo, desenhar uma interface para o controle de reprodutores de músicas e grudá-la em seu braço terá apenas de fazer o pedido a uma fabricante. Os adesivos são finos, leves, resistentes e flexíveis, o que não atrapalha a execução de tarefas cotidianas por parte do usuário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.