Ferrofluido, uma forma de tirar você da frente do computador [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Ferrofluido, uma forma de tirar você da frente do computador [vídeo]

O ferrofluido é um material extraordinário, com propriedades magnéticas. Descoberto pela NASA na década de 60, o líquido foi uma tentativa de criar combustíveis que pudessem ser controlados na ausência da gravidade. Hoje ele é usado em diversas aplicações tecnológicas e biomédicas.

Porém, um artista chamado David Markus resolveu criar uma “escultura líquida interativa” para mostrar o ferrofluido em ação.  Ele “aprisionou” o ferrofluido dentro de um líquido transparente (provavelmente água destilada) no interior de uma estrutura de vidro.

Seria apenas uma obra futurística para a sua sala, mas a intenção de Markus é que você brinque com o ferrofluido. O líquido se altera através de campos magnéticos de diferentes intensidades, permitindo criar diferentes formas apenas ao encostar ímãs em sua estrutura.

Markus ainda está desenvolvendo o projeto e angariando fundos para ele no site Kickstarter, próprio para financiamento de projetos criativos como o dele. O seu conceito será pago apenas se atingir 30 mil dólares até fevereiro de 2012. Por enquanto, a verba levantada está em 20 mil.

Dois produtos serão oferecidos por ele, caso obtenha o financiamento, chamados de Ferrite e Ferro. O primeiro custará 150 dólares e será concebido para ficar sobre uma mesa. Um par de ímãs acompanhará o produto para você manipular o ferrofluido.

O segundo é menor e mais barato (100 dólares). Mas também é menos interessante, pois um ímã ficará permanentemente preso na tampa, o que transformará o produto apenas em uma obra de arte.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.