Cuidado: nova onda de promoções falsas atinge o Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado: nova onda de promoções falsas atinge o Facebook

Promoções são muito legais e, em períodos de economia difícil, são ainda mais atraentes. Porém, assim como você quer muito aproveitar descontos e brindes, você também quer muito não ser enganado por alguém mal-intencionado. É por essa razão que você precisa tomar muito cuidado com a nova onda de promoções falsas que estão circulando no Facebook — pois é, elas estão de volta na rede social.

Nos últimos dias, várias páginas de “grandes empresas” surgiram com promoções do tipo: “Curta e compartilhe esta página para concorrer a prêmios incríveis”. A maioria dos casos envolve carros, pedindo ainda para que os usuários comentem a cor que desejam ter no veículo. Repetindo a frase que já usamos em outras matérias que abordavam promoções fake no Facebook ou Instagram: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia!”.

A grande verdade é que quem está replicando esses conteúdos está sendo enganado por "espertinhos" que encontraram uma maneira muito rápida de multiplicar o número de seguidores em suas páginas — e que provavelmente vão mudar os nomes delas em algumas semanas.

Outra possibilidade está nas vendas das páginas, que esses usuários mal-intencionados podem fazer para conseguir um dinheiro fácil, aproveitando-se da ingenuidade dos usuários. Fica a dica: se você vir algo desse tipo passeando pelos seus feed, o melhor a fazer é ignorar ou denunciar para o Facebook. Dessa forma você evita passar raiva e ainda deixa de contribuir para que pessoas enganem ainda mais internautas.

Uma dica bem importante: procure as páginas oficiais (e verificadas) dessas empresas no Facebook. Você verá que não existe nenhuma promoção parecida com a que aparece na sua linha do tempo.

Você viu alguma promoção falsa em sua linha do tempo no Facebook? Comente no Fórum do TecMundo

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.