OpenAI é obrigada a remover referência à startup de Jony Ive e disputa uso de marca
A OpenAI removeu os materiais que mencionam a startup 'io' de Jony Ive de todos os canais oficiais (site, redes sociais e YouTube) em decorrência de uma disputa judicial

23/06/2025, às 13:00
)
A OpenAI removeu todas as menções à io — startup fundada por Jony Ive e Sam Altman — de seus canais oficiais, incluindo o site, redes sociais e YouTube. A decisão ocorre em meio a uma disputa judicial envolvendo o nome da marca, contestado pela iyO, fabricante de fones de ouvido com inteligência artificial (IA).
“Esta página está temporariamente fora do ar devido a uma ordem judicial após uma reclamação de marca registrada da iyO sobre o uso do nome ‘io’. Não concordamos com a reclamação e estamos analisando nossas opções”, afirma a OpenAI na página original de anúncio da nova startup.
O vídeo promocional de nove minutos em que Altman e Ive apresentavam o projeto também foi retirado do ar.
Apesar do impasse, a parceria entre o CEO da OpenAI e o ex-designer da Apple segue firme. Ambos continuam trabalhando no desenvolvimento de um dispositivo inédito com foco em inteligência artificial. O que exatamente estão criando, porém, ainda é um mistério.
iyO também desenvolve um dispositivo com IA
Coincidentemente (ou não), a iyO também atua no segmento de dispositivos inteligentes. Criada na Moonshot Factory — incubadora do Google —, a empresa trabalha no desenvolvimento de fones de ouvido com IA embutida. Um produto que, assim como a proposta da io, promete reinventar a interação com a tecnologia no dia a dia.
Quer acompanhar os próximos capítulos dessa disputa — e, quem sabe, o nascimento de uma nova categoria de gadgets? Siga o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das novidades do universo tech.