TecMundo Originais: as principais matérias do TecMundo que você perdeu
A partir de agora, todo mês você poderá acompanhar uma fração dos principais conteúdos originais, investigados e apurados internamente. Esperamos que você goste.

Por Equipe TecMundo
30/05/2025, às 14:28
Atualizado em 30/05/2025, às 15:05

Todo mês, as equipes de reportagem do TecMundo, Voxel e Minha Série cavam diversas histórias para você. Seja por informação ou entretenimento, seguimos com o nosso papel de servir e entregar autonomia.
A partir de agora, todo mês você poderá acompanhar uma fração desse trabalho com os principais conteúdos originais, investigados e apurados internamente. Esperamos que você goste. Abaixo, a seleção de maio.
Devs brasileiros fazem denúncia contra Gamescom Latam
O Voxel conversou com desenvolvedores e funcionários sobre o lado "obscuro" da Gamescom Latam, que virou alvo de críticas por causa de segurança, organização e falta de incentivo.
China hackeia empresas no Brasil para vencer editais, diz VP da CrowdStrike
O TecMundo entrevistou Adam Meyers, vice-presidente de operações contra adversários da companhia de segurança CrowdStrike, que falou sobre o cenário LATAM de cibercrime e acusou a China de hackear empresas no Brasil.
As pessoas não sabem mais assistir filmes no cinema?
A volta dos lanterninhas nunca foi tão necessária! “Já nos primeiros minutos do filme, alguns cochichos e brilho altíssimo de telas de celular chamavam atenção pela sala. Ao longo do filme, porém, as conversas paralelas aumentaram e, pasme, um flash foi disparado na direção da tela. No final, as duas horas que deveriam ser muito bem aproveitadas no cinema, foram prova de resistência para qualquer um que realmente queria assistir o longa”.
“Não é a IA que vai tomar seu emprego, e sim quem sabe usá-la”, diz Nvidia
O Voxel conversou com a Nvidia na Gamescom Latam sobre o mercado nacional de desenvolvimento, GeForce Now, IAs na indústria de games e mais.
IA Veo 3 é assustadoramente bizarra e nós testamos
Assim que os vídeos sintéticos do Veo 3 começaram a circular nas redes sociais, o TecMundo passou a testar as capacidades do modelo. A interface oferece uma simples caixa de texto em que você deve inserir o que espera do vídeo.
Streamings querem economizar dublagem com IA
O que antes era uma possibilidade, agora é realidade: serviços de streaming já estão colocando filmes com dublagem de inteligência artificial em seu catálogo. Após um caso que ganhou ampla repercussão em fevereiro, o dublador e diretor Raul Schlosser comentou sobre a adoção da tecnologia durante o evento XapGeek, em Chapecó-SC.
Jogos Indies deixam GamePass viva para existir
Durante a Gamescom Latam, o Voxel entrevistou executivos da Xbox responsáveis pela ID@Xbox, um dos maiores programas de incentivo para estúdios independentes da indústria!
Jogo Sorte Reais não passa de um golpe de anúncios
Jogo com proposta suspeita tem vários comentários negativos e denúncias de brasileiros na página, mas segue no ar para Android e até aparece em rankings de serviços populares na loja digital.
Perdeu tudo em Cannes — e nunca foi assaltado no Brasil
O criador de conteúdo Léo Paiva, fundador do videocast Os Nordestinos Pelo Mundo, viveu um dos episódios mais traumáticos de sua carreira durante o Festival de Cannes 2025, na França. Cobrindo o evento com recursos próprios e com o apoio do governo do Ceará, ele teve todos os equipamentos de gravação furtados em um estacionamento, logo após a première do filme O Agente Secreto, estrelado por Wagner Moura. Em entrevista exclusiva ao Minha Série, Léo contou que jamais havia passado por uma situação semelhante em território brasileiro enquanto produzia conteúdo.
A polêmica da QCY Brasil
Há algum tempo, quem pesquisa pelos termos “QCY Brasil” no Google se depara com duas lojas online diferentes: qcybrasil.com e qcy.com.br, sendo que ambas se apresentam como “oficiais”.
Esse fato levanta a dúvida: a QCY – marca chinesa de eletrônicos como fones de ouvido – possui duas lojas oficiais no Brasil ou alguma delas está se passando por oficial?
Apple não respondeu se iPhones foram atacados por spyware no Brasil
No dia 25 de abril de 2025, a Apple começou a notificar usuários de iPhone em mais de 100 países que eles teriam sido alvos de um spyware. A notificação reforça o compromisso da empresa com a segurança de seus clientes, contudo, a falta de transparência sobre o caso levanta questões — e revelam que, talvez, estejamos mais vulneráveis do que imaginamos.
Sorvete sabor de Guerra Fria II
Estreia da coluna “Fala, Ayub!”. “Em pleno aquecimento global ainda veremos uma nova Guerra Fria. Se ninguém virar o leme, estamos no rumo de um novo conflito deste tipo”. Questão EUA x China.
Caça ao hacker do governo de São Paulo
A Polícia Civil de SP cumpriu dois mandados de busca e apreensão para encontrar o suposto responsável por invadir sistemas do Governo de SP e vazar parte dos dados recolhidos. As batidas aconteceram em Minas Gerais e Alphaville (SP).
O TecMundo publicou em exclusividade o ataque cibernético no dia 14 de fevereiro. Na época, uma publicação em fórum cibercriminoso afirmava que os sistemas do governo deixam os dados de 45 milhões de cidadãos expostos.
Siga o TecMundo. E, se quiser saber mais sobre o nosso trabalho, acompanhe o editorial: