Imagem de: "Efeito Kevin Bacon" separa qualquer página da internet por 19 cliques

"Efeito Kevin Bacon" separa qualquer página da internet por 19 cliques

1 min de leitura
Avatar do autor

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Você já ouviu falar do “Efeito Kevin Bacon”? Trata-se de uma teoria muito engraçada que afirma que qualquer ator ou atriz do planeta está separado do ator Kevin Bacon por — no máximo — seis passos. Por exemplo: um ator de teatro amador conhece um diretor (um passo), que conhece o Selton Mello (dois), que conhece o Rodrigo Santoro (três), que conhece a Drew Barrymore (quatro), que conhece Kevin Bacon (cinco).

“OK, Tecmundo, mas o que isso tem a ver com as páginas da internet?”. Pois, segundo um pesquisador húngaro, o “Efeito Kevin Bacon” pode ser aplicado à rede mundial. O físico Albert-László Barabási é o autor da teoria, que você poderá compreender melhor após uma rápida explicação. Ele diz que qualquer página da internet pode ser acessada por apenas 19 cliques em links.

A pesquisa de Barabási afirma que a “Teoria dos 19 cliques” só é possível por causa de grandes agregadores, como o Reddit ou sites maiores — que são considerados os “Kevin Bacon” da interenet. E ele ainda diz que não importa o quanto a internet cresça nos próximos anos, os mesmos 19 cliques devem continuar em vigor.

O que faz um site ser um “Kevin Bacon”?

Você pode estar se perguntando o que faz uma página ser considerada um referencial. Para responder a essa questão você precisa pensar que os sites da internet são como atores de Hollywood. Por exemplo, a página do Flamengo é muito mais conhecida do que o site da mercearia local do seu bairro. Logo, o primeiro exemplo é muito mais utilizado como referência do que o segundo.

É a mesma coisa com os atores. O “Efeito Kevin Bacon” funciona para o ator porque ele já possui uma consolidada carreira e conhece uma grande quantidade de outros atores. Se pensarmos em um artista iniciante, precisaremos de mais passos para chegar até ele.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
"Efeito Kevin Bacon" separa qualquer página da internet por 19 cliques