(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Você já ouviu falar do “Efeito Kevin Bacon”? Trata-se de uma teoria muito engraçada que afirma que qualquer ator ou atriz do planeta está separado do ator Kevin Bacon por — no máximo — seis passos. Por exemplo: um ator de teatro amador conhece um diretor (um passo), que conhece o Selton Mello (dois), que conhece o Rodrigo Santoro (três), que conhece a Drew Barrymore (quatro), que conhece Kevin Bacon (cinco).

“OK, Tecmundo, mas o que isso tem a ver com as páginas da internet?”. Pois, segundo um pesquisador húngaro, o “Efeito Kevin Bacon” pode ser aplicado à rede mundial. O físico Albert-László Barabási é o autor da teoria, que você poderá compreender melhor após uma rápida explicação. Ele diz que qualquer página da internet pode ser acessada por apenas 19 cliques em links.

A pesquisa de Barabási afirma que a “Teoria dos 19 cliques” só é possível por causa de grandes agregadores, como o Reddit ou sites maiores — que são considerados os “Kevin Bacon” da interenet. E ele ainda diz que não importa o quanto a internet cresça nos próximos anos, os mesmos 19 cliques devem continuar em vigor.

O que faz um site ser um “Kevin Bacon”?

Você pode estar se perguntando o que faz uma página ser considerada um referencial. Para responder a essa questão você precisa pensar que os sites da internet são como atores de Hollywood. Por exemplo, a página do Flamengo é muito mais conhecida do que o site da mercearia local do seu bairro. Logo, o primeiro exemplo é muito mais utilizado como referência do que o segundo.

É a mesma coisa com os atores. O “Efeito Kevin Bacon” funciona para o ator porque ele já possui uma consolidada carreira e conhece uma grande quantidade de outros atores. Se pensarmos em um artista iniciante, precisaremos de mais passos para chegar até ele.

Cupons de desconto TecMundo: