Mozilla Raindrop: um novo conceito de comunicação na internet

4 min de leitura
Imagem de: Mozilla Raindrop: um novo conceito de comunicação na internet

A internet foi largamente popularizada nos últimos anos, e com ela as redes sociais e outros dispositivos de comunicação. Com isso, acabamos criando contas em milhares de serviços e recebendo dezenas de comunicações por meio deles. O grande problema é que cada coisa vai para um lugar diferente e às vezes gerenciar tudo isto acaba se mostrando uma tarefa bem complexa.

Em 22 de outubro, a Mozilla, responsável entre outros programas pelo já conhecido e bem aceito navegador Firefox, anunciou oficialmente o desenvolvimento de seu projeto, o Raindrop.  Liderado pela equipe desenvolvedora do Thunderbird, o Raindrop tem o objetivo de ser mais do que um integrador de mensagens em browser, mas um programa que vai inovar o conceito dos usuários com relação à comunicação via internet.

Para a criação do Raindrop foram coletados dados referentes aos hábitos dos usuários de todas as formas de comunicação disponíveis na internet atualmente (email, Twitter, Messenger, etc.). Desta forma, a equipe de desenvolvimento buscou compreender o que os usuários procuram neste tipo de programa e como seria possível fazer uma integração destes serviços sem que eles perdessem seus atrativos.

Símbolo do novo projeto da Mozilla

Ao menos no que diz respeito ainda à fase de criação, o Raindrop não pretende ser como o Google Wave – todo um novo programa para concentrar outros serviços de comunicação da internet. Ele apenas visa a gerenciar e adicionar algumas funcionalidades essenciais para organização no meio deste mar de informações.

O foco principal do projeto é desenvolver uma interface que auxilie as pessoas com o gerenciamento de suas diversas fontes de recebimento de mensagens instantâneas, email, Twitter, RSS, redes sociais, Skype, entre outras. Não é um dos objetivos do Raindrop ser um novo sistema de mensagens, ele apenas pretende integrar o que já existe e ser uma ferramenta para quem precisa organizá-los.

Para quem o Raindrop é indicado?

O Raindrop visa a atender uma necessidade dos usuários que tem se tornado cada vez mais comum no ambiente das comunicações por meio da internet: organizar diversas informações de variadas fontes em um único endereço. Ele não será um gerenciador de informações pessoais, leitor de feeds ou rede social. Ele funcionará em conjunto com outros sistemas de armazenamento de mensagens contatos, tarefas, feeds, etc.

Afinal, quem nunca deixou passar uma mensagem importante porque possui diversas fontes diferentes de recebimento? Às vezes fica difícil de achar uma informação vital com tantas janelinhas piscando, emails na caixa de mensagem e feeds de fontes diferentes para gerenciar em múltiplos programas de recebimento.

Além disso, ainda existe o fato de você receber milhares de mensagens (via email, Twitter, etc.) que não são efetivamente relevantes e acabar não conseguindo visualizar algo que realmente fosse importante. Para acabar com este problema, o Raindrop utiliza um sistema de classificação e categorização de mensagens para separar mensagens pessoais de propagandas e emails em massa.

Como ele faz esta separação?

O Raindrop utiliza um servidor web que analisa as mensagens quando vindas de suas fontes e busca categorizá-las, separando as que são pessoais de forma que venham a aparecer no topo da lista. Por exemplo, mensagens oriundas de pessoas que não estão em seus contatos terão uma categoria que as distingue daquelas recebidas de seus amigos ou familiares.

Esta filtragem é feita de forma automática com relação, por exemplo, a emails vindos de listas de discussão, mas como todo sistema baseado em Inteligência Artificial, esse filtro também é embasado nas preferências do usuário previamente aplicadas (tipos de mensagens que tenham sido reportadas como spam ou priorizadas, por exemplo).

Separando mensagens conforme categorização

Como a maioria dos projetos da Mozilla, entre seus objetivos está o manuseio seguro de mensagens e controle sobre o que será compartilhado. Ele será prático, fácil e altamente personalizável, permitindo que os usuários possam ampliar suas funções ou modificar sua aparência por meio de extensões.

Ainda seguindo as políticas adotadas pela Mozilla, este projeto será gratuito e de código aberto. Ao menos em um primeiro momento, este servidor poderá ser acessado por meio dos navegadores Firefox, Safari e Google Chrome.

Legal, quero testar! Onde eu encontro o Raindrop?

Para quem gostou do projeto, infelizmente por ora ele ainda não possui um executável que o instala e o configura automaticamente para uso. Você pode, caso deseje, efetuar o download do código fonte do programa, de todos os componentes necessários e compilá-lo.

Isto não é uma tarefa muito fácil e requer certo conhecimento para ser feita. Para quem se interessou pelo assunto, há inclusive um tutorial na página da Mozilla sobre estes procedimentos, porém ele é mais voltado para os usuários do Linux. Mas não fique desanimado, pois uma das prioridades do projeto agora é disponibilizar um instalador para que todos possam testar e compartilhar suas experiências.

Mensagens filtradas e com categorias bem definidas

Uma das principais vantagens do Raindrop é que suas funcionalidades poderão ser acessadas diretamente a partir de um navegador de internet, sem ter que fazer download de aplicações em separado para seu funcionamento. Isso encaixa perfeitamente com a nova tendência das aplicações que estão surgindo no mercado.

E você usuário, gostou desta novidade? Participe deixando sua opinião sobre o assunto e até a próxima!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.