Alternativa ao X, Bluesky ganha um milhão de novos usuários em três dias
Plataforma foi abraçada por parte da comunidade brasileira após bloqueio da rede social de Elon Musk no país

02/09/2024, às 14:45
Atualizado em 02/09/2024, às 14:42
)
Fonte: Bluesky
A rede social Bluesky virou mesmo uma das alternativas do público brasileiro ao X, que está bloqueado em território nacional. Nos últimos três dias, a plataforma ganhou mais de um milhão de novos de usuários — a grande maioria migrando do antigo Twitter.
Quem confirmou a estatística no último sábado (31) foi o próprio perfil oficial do Bluesky na rede social. Ele ainda não atualizou o número com possíveis novas adições de usuários depois dessa data, quando o X de fato teve o acesso cortado no país.
agora este é um aplicativo brasileiro ??
[image or embed]— Bluesky (@bsky.app) Aug 31, 2024 at 18:22
)
Até sexta-feira (30), quando o bloqueio já era tido como praticamente certo, a plataforma já tinha recebido 500 mil novos cadastros. Após a suspensão, o fluxo de criação de contas foi ainda maior e chegou até a deixar o site instável por alguns instantes com os novos acessos.
Apesar de não ter informado quantos dos novos usuários são brasileiros, a conta ainda publicou um meme e o comentário "agora este é um aplicativo brasileiro", reforçando a migração em massa ocorrida entre as redes sociais.
Nas respostas, também não faltaram piadas com o Koo — a plataforma indiana que chegou a bombar por alguns dias em acessos do Brasil, mas acabou largada e teve até que encerrar as atividades depois de ter sido esquecida.
X segue bloqueado no Brasil
O acesso ao X está proibido em território nacional deste sábado (31) por determinação de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). As operadoras fizeram o bloqueio após comunicação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O dono do X, Elon Musk, se recusou a indicar um novo representante para a rede social no Brasil, o que impediria o seu funcionamento por aqui. Além disso, ele não acatou ordens da Justiça em relação a uma série de perfis envolvidos em inquéritos no STF.
O bilionário acusou Moraes de censura e ir contra a liberdade de expressão, criticou o governo brasileiro e até publicou memes que provocam o magistrado. Até esta segunda-feira (2), o X seguia bloqueado no Brasil e o uso de VPNs para acessar a plataforma por aqui pode até render multas.