Sites para assistir a filmes e séries de graça

3 min de leitura
Imagem de: Sites para assistir a filmes e séries de graça
Imagem: Freepik.com

Os serviços de streaming não estão reduzidos aos principais concorrentes pagos do setor, como Netflix e Amazon Prime Video. No Brasil, existem opções de transmissão gratuitas de filmes e séries dos mais diferentes gêneros, incluindo produções nacionais.

A seguir, selecionamos alguns deles, levando em conta a facilidade de acesso e o catálogo disponível.

Sites para assistir a filmes e séries de graça

Dificilmente você vai encontrar nessas plataformas os filmes mais aguardados de 2021 ou o Snyder Cut de Liga da Justiça, por exemplo; entretanto, o diferencial é justamente este: fugir do tradicional e oferecer produções independentes, alternativas e que podem ir além da seleção criteriosa do circuito tradicional de entretenimento.

Netmovies

Um dos primeiros serviços de aluguel de mídias físicas via motoboy do Brasil, o Netmovies se reinventou na era digital e agora é uma plataforma de streaming sem custos.

A página principal do Netmovies.A página principal do Netmovies.Fonte:  Netmovies 

Recentemente, passou a hospedar produções completas em seu canal no YouTube de forma totalmente gratuita, além de contar com um site oficial e aplicativos mobile. O acervo envolve filmes clássicos e produções de todos os gêneros que acabam ignoradas por outras plataformas.

Pluto.TV

Pluto.TV é uma das opções mais completas em termos de variedade para quem busca um streaming gratuito.

Pluto.TVPluto.TVFonte:  Pluto.TV 

A plataforma conta com alta diversidade de canais com exibição de filmes, programas de TV, tokusatsus, animes e séries. O acervo envolve clássicos e produções mais recentes e uma divisão que separa a programação em conteúdo ao vivo (com programação definida e que precisa ser consultada por um guia no site) e on demand, no formato mais tradicional de streaming.

Vix Cine e TV

O Vix pode ser assistido no site da plataforma, pelos aplicativos para dispositivos móveis ou em transmissão direta para o televisor via acessórios como Chromecast.

A página principal do Vix.A página principal do Vix.Fonte:  Vix 

Ele tem a programação dividida por canais, que vão desde gêneros de filmes e programas de TV até novelas latinas.

Libreflix

Como o próprio nome já sugere, o Libreflix é não apenas gratuito, mas também focado na distribuição e na cultura do código aberto. Esse serviço só tem produções de exibição livre, com muitos materiais nacionais e independentes de todos os formatos. Há até categorias especiais que não são encontradas em outros sites, como veganismo e feminismo.

Libreflix.Libreflix.Fonte:  Libreflix 

Para os fãs de tecnologia, há produções bastante interessantes sobre o assunto, como The Code, que aborda a história do GNU/Linux, e O Menino da Internet, focada na vida do ativista Aaron Swartz.

LGBTFLIX

LGBTFLIX é uma galeria gratuita de produções brasileiras de temática LGBT+, com foco em curtas-metragens. A ideia do projeto é concentrar materiais que já estavam disponíveis em outros serviços de vídeo. Ele faz parte do movimento #VoteLGBT, um coletivo que luta pelo crescimento da representatividade de gênero no legislativo nacional.

A página inicial do projeto.A página inicial do projeto.Fonte:  LGBTFlix 

São mais de 250 opções dirigidas por cineastas LGBT+ ou que tratam do tema. Elas são divididas pelo assunto abordado ou em categorias que incluem família, raça, gênero, sexo e religião.

Crunchyroll

De toda a lista, Crunchyroll talvez seja o mais conhecido entre os serviços gratuitos de transmissão de conteúdo, pois já está presente no Brasil há alguns anos.

A página inicial da Crunchyroll.A página inicial da Crunchyroll.Fonte:  Crunchyroll 

Ela é focada em streaming de vídeo de animes e dramas de origem asiática, contando com um catálogo bastante vasto e com transmissões simultâneas de lançamentos. Apesar de ter uma assinatura paga, a plataforma oferece um plano gratuito com propagandas e sem transmissões em alta definição.

Afroflix

Afroflix é uma plataforma colaborativa e brasileira que reúne conteúdos audiovisuais com um diferencial: em todas as produções do catálogo, ao menos uma área é liderada por uma pessoa negra — direção, roteiro, produção ou protagonismo na atuação.

Afroflix.Afroflix.Fonte:  Afroflix 

O catálogo é composto por documentários, filmes de ficção, programas, videoclipes, vlogs e séries, incluindo conteúdos originais. Por meio de um formulário, é possível até indicar produções que podem integrar o acervo.

Spcine Play

A Spcine Play é uma plataforma pública que abriga diversos festivais de cinema digitais organizados por instituições de São Paulo. Especialmente em tempos de pandemia, isso significa que ela é utilizada para hospedar longas-metragens de ficção, documentários e curtas em exibição por tempo limitado — e, na maioria, gratuitos.

Parte do acervo fixo do SPCineplay.Parte do acervo fixo do Spcine Play.Fonte:  SPCineplay 

A plataforma funciona a partir de uma parceria com o Looke, bastando ter uma conta no serviço para começar a assistir. Além do catálogo rotativo, há vários clássicos do cinema nacional, incluindo a filmografia principal de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, e do premiado diretor Hector Babenco.

Plex

Plex é um tradicional aplicativo de transmissão de vídeo de um dispositivo para outro, permitindo a organização da coleção de arquivos. Ele oferece também um serviço de TV ao vivo com mais de 130 canais e programação on demand de filmes e séries.

O Plex.Plex.Fonte:  Plex 

Embora o menu de configurações e até o de alguns títulos estejam traduzidos para o português, a maior parte do conteúdo da plataforma não oferece opção de dublagem nem ao menos legendas em nosso idioma.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.