Conheça o Live Map, a versão do Waze para web

3 min de leitura
Imagem de: Conheça o Live Map, a versão do Waze para web
Imagem: Waze/Divulgação

Além de usar o Waze no celular e no tablet, é possível traçar rotas e conferir as informações do trânsito para fugir de engarrafamentos utilizando a versão para web do app, uma boa alternativa para quem quer economizar tempo ao se planejar antes de sair.

Disponível gratuitamente para acesso em qualquer navegador, o Waze Live Map tem muitas das funções encontradas no aplicativo para dispositivos móveis, aparecendo como uma alternativa ao Google Maps, com a vantagem de ser mais focado em informações sobre o trânsito.

O Waze para desktop tem um recurso bastante interessante que permite sincronizar com o celular as rotas criadas no computador ou notebook. Dessa forma, você pode planejar a rota mais rápida para determinado destino enquanto está em casa ou no trabalho; ao sair, basta abrir o percurso pré-programado no smartphone e seguir as indicações do GPS.

Planeje suas rotas no notebook antes de sair de casa.Planeje suas rotas no notebook antes de sair de casa.Fonte:  Rawpixel 

Ainda não sabe como usar a versão do Waze para web? Preparamos um tutorial que você pode conferir agora.

1. Acessando o Waze Live Map

Waze Live Map.Waze Live Map.Fonte:  Waze/Reprodução 

Para utilizar a ferramenta em busca das melhores rotas para ir a outro ponto na mesma cidade ou buscar um caminho alternativo para viajar, o primeiro passo é acessar o site do Live Map.

2. Ponto de partida

Indicando o local de partida.Indicando o local de partida.Fonte:  Waze/Reprodução 

Se você já tem o costume de usar o Waze no celular, não vai estranhar ao abrir a página, uma vez que o design é parecido com o da versão móvel. Comece informando o local de saída digitando o endereço no campo “Escolha o ponto de partida”.

Para facilitar, preencha as informações completas (nome da rua, número, bairro, cidade), lembrando que você também pode clicar em “Localização atual”, caso seja o local de partida.

3. Ponto de chegada

Informe o destino.Informe o destino.Fonte:  Waze/Reprodução 

Agora é a vez de informar o local para o qual você deseja ir. No campo “Escolha o destino”, indique o endereço completo, repetindo o passo anterior, para uma maior precisão da ferramenta. Ao digitar, surgem sugestões de destinos; se quiser escolher uma delas, basta clicar na opção desejada.

4. Rotas sugeridas

Escolhendo a melhor rota.Escolhendo a melhor rota.Fonte:  Waze/Reprodução 

Logo após receber as informações, o Live Map apresentará as sugestões de rotas, indicando o tempo gasto, o horário que você vai chegar ao destino, a rua principal do trajeto e a distância percorrida.

Ao clicar em cada uma das rotas, você pode visualizar o caminho detalhado no mapa, aumentando ou diminuindo o zoom, além de conferir todos os detalhes do que terá pela frente, como buracos na pista, trânsito engarrafado, blitz no local e mais informações.

Caso queira inverter o destino, é só clicar no ícone de setas ao lado dos campos de partida e de destino, função útil para já deixar planejado o trajeto da volta.

5. Horários alternativos

É possível planejar rotas para vários outros horários.É possível planejar rotas para vários outros horários.Fonte:  Waze/Reprodução 

Quando você faz a pesquisa de rotas, os resultados exibidos são para o horário em que a busca é feita. Mas há uma forma bem simples de conferir as condições do trânsito para aquele trajeto em outros momentos.

Para tanto, clique na opção “Sair agora”, que fica abaixo dos campos de partida e de destino, selecione a alternativa “Chegue às” e defina a data e o horário desejados. Os detalhes disponibilizados têm como base o fluxo de carros informado pelos usuários em dias anteriores no mesmo horário buscado.

6. Compartilhar rota

Use a função para compartilhar a rota criada com os amigos.Use a função para compartilhar a rota criada com os amigos.Fonte:  Waze/Reprodução 

Gostou da rota criada pelo Waze para web e quer compartilhá-la com alguém que vai trafegar pelo mesmo caminho? Clique no ícone de compartilhamento no canto esquerdo da tela e, em seguida, em “Copiar link”.

O próximo passo é enviar o link para quem quiser por e-mail, nas redes sociais ou em apps de mensagens que podem ser usados no computador.

7. Sincronizar rotas com o app

Salve no celular as rotas criadas no PC.Salve no celular as rotas criadas no PC.Fonte:  Waze/Reprodução 

Disponibilizada recentemente nessa modalidade do sistema de navegação, a função para sincronizar rotas entre o Waze para web e o app de celular fica disponível logo após criar uma viagem. Basta clicar em “Salvar no app” para receber uma notificação no smartphone sobre a melhor hora para sair com base nas condições do trânsito em tempo real informadas na ferramenta.

Vale ressaltar que é necessário estar logado na versão para desktop com a mesma conta do app para usar esse recurso — clique em “Entrar”, no canto superior direito do mapa, e faça login.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.