Os "Pais da Internet" enviam carta aberta contra a censura na rede

1 min de leitura
Imagem de: Os "Pais da Internet" enviam carta aberta contra a censura na rede

Vint Cerf, um dos designers do TCP/IP e parte do grupo dos "Pais da Internet".

E as preocupações com o projeto de lei contra a pirataria online, que está sendo votado nos Estados Unidos, continuam. O SOPA (ou Stop Online Piracy Act) busca intensificar o controle sobre cópia ilegal e roubo de conteúdo na rede, aplicando punições muito mais severas que as atuais para aqueles que forem considerados culpados.

Após diversas declarações contrárias ao projeto, agora o grupo de manifestantes recebeu um apoio de peso. Uma união de 83 engenheiros, conhecidos por terem sido responsáveis pela criação da internet como a conhecemos hoje, publicou uma carta aberta para o Congresso dos Estados Unidos, argumentando contra a lei.

Em um dos principais pontos da carta, os engenheiros escreveram que: “[o SOPA] iria gerar uma censura que seria, simultaneamente, contornada por infratores que agem deliberadamente enquanto dificultaria o direito das partes inocentes de se comunicarem e se expressarem pela rede”.

Os engenheiros ainda afirmam que a censura irá criar diversos problemas de comunicação e segurança, visto que países como China, Irã e outros que já possuem um controle severo sobre o conteúdo online têm dificuldades diárias com isso.

Você pode ir até a página da EFF para conferir a carta na íntegra. Há também uma lista de todos os 83 engenheiros que assinam o manifesto.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.