Cidade japonesa proíbe celulares durante caminhada

1 min de leitura
Imagem de: Cidade japonesa proíbe celulares durante caminhada
Imagem: https://unsplash.com/photos/l1RI3fuKyV8

Yamato, uma cidade nos arredores de Tóquio, no Japão, aprovou uma lei que proíbe os cidadãos de usarem seus smartphones enquanto caminham pelas ruas e parques da cidade. De agora em diante, só é permitido usar o celular publicamente se a pessoa estiver parada.

Aviso sonoro

Quando visitantes desembarcam na estação da Yamato, uma gravação já os alerta sobre a nova lei, provavelmente, porque o ato de usar o smartphone enquanto se caminha é bem comum na maioria dos países. Sendo assim, o aviso sonoro previne que que visitantes desrespeitem a lei e tentem justificar dizendo que não sabiam.

Fonte: Unsplash/Steven Lasry/ReproduçãoFonte: Unsplash/Steven Lasry/ReproduçãoFonte:  Unsplash/Steven Lasry 

A princípio, a lei não tem punição para quem não a seguir. No entanto, a ideia foi bem aceita entre os 240 mil moradores da cidade. Caso alguém seja flagrado andando por aí, enquanto usa o celular, poderá ser “mal visto” pela população local.

Apesar da boa aceitação, há moradores que acham que a medida ter se tornado lei foi algo radical demais. Todos concordam que caminhar nas ruas usando o smartphone é perigoso, mas alguns cidadãos defendem a ideia de quem uma campanha de conscientização já seria o suficiente.

Não é a primeira vez que uma medida desse tipo é anunciada. Em outros países, ao menos em alguns locais mais movimentados, também é proibido transitar usando o smartphone. Em algumas cidades, há até faixas especiais para pedestres que fazem questão de caminhar visualizando seus aparelhos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.