Google Docs terá versão beta do Smart Compose do Gmail

1 min de leitura
Imagem de: Google Docs terá versão beta do Smart Compose do Gmail

O Smart Compose, que usa inteligência artificial para sugerir palavras e completar frases no Gmail, vai ser testado em breve como um recurso do Google Docs – em um primeiro momento, estará disponível apenas em inglês. Além disso, somente administradores de domínio poderão se inscrever na versão beta.  A novidade foi anunciada pelo CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, no evento Google Cloud Next, que acontece nos dias 20 e 21 de novembro em Londres.

Se no serviço de emails a inteligência artificial estuda e incorpora o que você escreveu anteriormente nas mensagens, no Google Docs ela terá que expandir o aprendizado para um universo que engloba desde trabalhos escolares a rascunhos de romances, de cartas a contratos comerciais – muita coisa, textos que são cópias e não de autoria do usuário.

Gif

Respostas inteligentes para emails

O Smart Compose baseia-se no Smart Reply, um serviço de resposta com inteligência artificial também do Gmail, mas voltado para usuários de smartphones. O recurso sugere respostas curtas (e não palavras e complemento de frases) baseado nas mensagens enviadas anteriormente.

O recurso foi apresentado na conferência de desenvolvedores Google I/O 2018 e, posteriormente, disponibilizado  primeiro para contas de uso pessoal e, depois, para usuários corporativos do G Suite. Segundo o Google, o Smart Compose economiza a ponta do dedo dos usuários mundo afora evitando que escrevam dois bilhões de caracteres toda semana.

Por enquanto, não existe previsão de quando o Smart Compose estará disponível em outros idiomas ou se será expandido para as demais soluções do G Suite, além do Google Docs.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.