Google anuncia seu 3º cabo submarino: de Portugal para a África do Sul

1 min de leitura
Imagem de: Google anuncia seu 3º cabo submarino: de Portugal para a África do Sul
Imagem: Google

Na última sexta-feira (28), a Google anunciou a implementação do seu terceiro cabo submarino privado. Ele se chamará Equiano, em homenagem a um escritor abolicionista africano, e irá conectar Portugal à África do Sul — e futuramente alguns países entre eles, como a Nigéria. A nova linha de fibra ótica, que será responsável por transferir dados em alta velocidade, faz parte de um enorme investimento que a empresa tem feito para melhorar sua infraestrutura. A Google já investiu US$ 47 bilhões desde 2016.

Equiano, o novo cabo submarino da Google, irá conectar Portugal à África do Sul e posteriormente alguns países no caminho, como a Nigéria. (Fonte: Google/Divulgação)

O novo projeto do Equiano faz parte do processo de investimento da Google em serviços em nuvens, como o Google Cloud, que demanda a transferência de imensas quantidades de dados entre seus datacenters.

A empresa tem participação em 14 projetos de cabos submarinos, e o Equiano é o terceiro totalmente financiado pela Google. Os outros dois cabos são Curie, que liga a costa oeste dos Estados Unidos ao Chile, e Dunant, que conecta a costa leste estadunidense à França.

Todos os 14 projetos de cabos submarinos dos quais a Google tem participação. Curie, Dunant e agora o Equiano, são os 3 cabos com investimento 100% da Google. (Fonte: Google/Divulgação)

O cabo usa uma nova tecnologia para a transferência de dados e foi projetado para transferir as informações de uma maneira mais econômica. “Essa comutação de nível de fibra resulta em uma solução de comutação mais compacta, econômica e eficiente em termos de energia”, disse a Google.

O projeto de instalação do novo cabo de fibra ótica da Google tem a Alcatel Submarine Networks como parceira. O acordo foi firmado no final de 2018, e a primeira parte do projeto, que é conectar Portugal à África do Sul, deve ser concluída em 2021.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.