Google testa recurso que pode acelerar carregamento de páginas

1 min de leitura
Imagem de: Google testa recurso que pode acelerar carregamento de páginas

A Google está testando um modo que deve acelerar o carregamento de páginas durante a navegação e poupar o uso de memória RAM. Nomeado como “Never-slow”, ele promete limitar a exibição de recursos de sites mais pesados e que, portanto, exigem mais do PC. Segundo Alex Russel, desenvolvedor da Google, esse será um “modo de navegação experimental que restringe o carregamento de recursos e o processamento do tempo para fornecer uma experiência consistentemente rápida”.

Para que isso aconteça, o “Never-slow” deve bloquear scripts maiores e definir um limite de memória para várias funções, como: imagens, CSS, tamanho de fontes e scripts. Outro ponto importante é que a ferramenta deve pausar todo o funcionamento de uma página até a próxima interação por parte do usuário. Entretanto, tudo isso está gerando um desafio para os desenvolvedores da companhia: o conteúdo das páginas está deixando de ser exibido de modo inesperado. Durante os testes, provavelmente, o próximo passo será corrigir esse problema.

Fonte: Google.

Soluções para poupar memória RAM usando o Chrome

Para solucionar a questão da memória RAM, o modo deve também priorizar algumas atividades em relação a outras durante a navegação. Nesse sentido, irá executar tarefas de menos importância somente quando o Chrome for fechado. Aqui podem ser inclusas atividades, como: gravação de dados de usuários, limpeza de cache, atualização de componentes e relatórios de uso.

Ainda não se sabe quando o “Never-slow” será aplicado no Chrome. Depois que suas falhas forem corrigidas, com certeza o recurso será muito bem-vindo. Afinal, lentidão durante a navegação e o enorme uso de memória RAM são os problemas mais relatados por usuários do browser mais popular do mundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.