Em um comunicado publicado hoje (11) em seu blog oficial, o Facebook afirmou que derrubou mais uma leva de páginas e perfis que disseminam “conteúdo inautêntico” na plataforma. Ao todo, foram 559 páginas e 251 perfis nos EUA, todos funcionando flagrados divulgados notícias falsas na rede social repetidamente.

A empresa ainda justificou a derrubada afirmando que, em um período de eleições em várias partes do mundo, é preciso combater a ação desse tipo de criminosos, além da própria desinformação.

Uma das páginas deletadas, a Right Wing News (Notícias de direita), foi denunciada pela grande mídia norte-americana por disseminar notícias falsas, com várias características que poderiam ser associadas com conteúdos reais. Em outras palavras, bastante crível, apesar de inventar fatos sobre um depoimento de um político/jurista controverso nos EUA.

A empresa também destacou a necessidade de continuar investindo em novas formas de detectar esse tipo de conteúdo na rede social. “Conforme melhoramos nossas técnicas de detecção, as pessoas por trás desse tipo de abuso vão mudar suas táticas para driblar a detecção”, diz Nathaniel Gleicher, líder de cibersegurança no Facebook.

Cupons de desconto TecMundo: