Já é possível fazer um streaming ao vivo de um holograma pelo Vimeo

1 min de leitura
Imagem de: Já é possível fazer um streaming ao vivo de um holograma pelo Vimeo
Imagem: diyphotography

Em uma postagem em seu blog oficial nesta semana, o Vimeo detalhou como “qualquer pessoa” pode fazer um streaming ao vivo de um holograma. Os engenheiros da empresa detalham o equipamento e explicam, passo a passo, como configurar e construir o software necessário.

“Estamos muito animados em ajudar artistas de novas mídias, criadores de tecnologias criativas, diretores de arte e pessoas que estão explorando as barreiras do storytelling”, disse Casey Pugh, chefe da divisão Creators Lab no Vimeo em entrevista ao Mashable.

O trabalho no Vimeo é basicamente disponibilizar de graça a base da tecnologia para a transmissão de vídeos holográficos em tempo real. A partir disso, criadores podem montar seus próprios setups e programadores podem criar aplicações finais que tornariam a tecnologia mais acessível.

hologramaCasey Pugh em transmissão holográfica

Falando em tecnologia, é interessante entender como exatamente essa transmissão ao vivo de holograma pode funcionar. O Vimeo recomenda a câmera RealSense D415 para captação de imagens, sendo que ela já consegue atribuir informações de profundidade a cada pixel de cada frame do vídeo.

Esses dados são então comprimidos e transmitidos por meio do Open Broadcaster Software (OBS) para a própria plataforma de streaming do Vimeo. Dessa maneira, para conseguir realizar o streaming, é preciso ter uma assinatura do serviço de vídeo.

Na outra ponta, a pessoa precisa adaptar o seu emissor holográfico com uma aplicação web construída pelo Vimeo. O emissor deve então receber as informações de profundidade separadas do vídeo comum e, em seguida, combinar ambas para conseguiu o efeito tridimensional.

 Miku Miku, uma holograma cantora, se apresentando ao vivo

Os resultados ainda são bastante incipientes e basicamente servem como experiências para os interessados na tecnologia. Não há também como projetar cenas muito complexas, uma vez que os equipamentos holográficos disponíveis hoje ainda são bem limitados. Afinal, não temos nada como um Holodeck de Star Trek para brincar no momento.

Se você se interessou pelo assunto, pode conferir todos os detalhes da tecnologia aqui e ver o passo a passo para você mesmo realizar uma transmissão web de um holograma aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.