Streaming de vídeo em redes móveis é melhor no Brasil do que nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Streaming de vídeo em redes móveis é melhor no Brasil do que nos EUA
Imagem: ideas2it

De acordo com uma avaliação feita com 87 bilhões de medições em 8 milhões de smartphones em 69 países, a internet móvel no Brasil é melhor para consumir streaming de vídeo do que a dos EUA por exemplo. Isso é interessante especialmente pelo fato de a nossa velocidade média estar em 12 Mbps, enquanto a deles chega a 16,5 Mbps.

Essa comparação surge a partir de uma nova métrica desenvolvida pela OpenSignal para avaliar a experiência do usuário em redes móveis ao redor do mundo. A ideia de avaliar a qualidade da transmissão de vídeo surgiu, de acordo com a organização, pelo fato de esse tipo de conteúdo representar hoje a grande maioria do tráfego mobile e também por representar dificuldades técnicas importantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Se uma operadora consegue manter estabilidade para transmissão de vídeo em alta resolução, ela também consegue entregar uma boa experiência em outras aplicações.

É preciso que haja um fluxo consistente para evitar travamentos

“Uma conexão super-rápida não é necessária para fazer streaming de vídeo, mas é preciso que haja um fluxo consistente para evitar travamentos. Assim, uma rede que entrega 50 Mbps e, um segundo depois, cai para 2 Mbps provavelmente vai oferecer uma experiência geral pior do que a rede que consegue manter 20 Mbps”, diz o relatório da OpenSignal.

Apesar disso, tanto Brasil quanto EUA ficaram na parte de baixo da tabela, mas ambos classificados como tendo uma experiência “decente”. Curiosamente, nenhum dos países analisados conseguiu a classificação “excelente”.

internet

Mais curioso do que isso é a diferença das posições nos rankings de velocidade e o de experiência para streaming de vídeo. Enquanto a Coreia do Sul reina suprema no topo do gráfico de conexões mais rápidas, o país asiático fica 16º lugar em streaming de vídeo. Por isso, de acordo com a nova métrica da OpenSignal, o país com a verdadeira melhor internet móvel do mundo é a República Tcheca, que combina bem velocidade e estabilidade.

É interessante destacar também que, nos EUA, as operadoras limitam intencionalmente a velocidade das suas conexões móveis. Por lá, os planos de dados ilimitados têm se tornado muito populares, e, para evitar que os consumidores congestionem a rede, as empresas permitem streaming apenas em 480p.

internet

Além disso, como o 5G está agendado para começar a funcionar por lá no início de 2019, pode ser que haja um interesse em depreciar a velocidade do 4G para que se possa cobrar mais pelo 5G.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.