Você está na rua, olha para o céu e percebe que vai chover. Abre o app de previsão de tempo e confirma: em breve, lá vem um aguaceiro. E se esse mesmo app percebesse a situação e, utilizando sua localização, pudesse recomendar um bom lugar para se abrigar da chuva? É isso o que o AccuWeather está se preparando para fazer muito em breve, por meio de uma parceria com a o Foursquare.

Utilizando sua localização e seu histórico de locais visitados, o aplicativo vai "conversar" com o Foursquare e sugerir cafeterias, restaurantes, pizzarias e estabelecimentos similares que possam ser opções agradáveis para visitação naquele momento, com aquele clima.

Por exemplo: uma cafeteria quentinha quando for esfriar, uma sorveteria para os dias muito quentes, um passeio no shopping quando a tarde de compras for interrompida por uma chuva inesperada. Compras, por falar nisso, são palavra-chave neste novo recurso, já que ele vai ser movido por anúncios.

A ideia é que os desenvolvedores vendam publicidade para os estabelecimentos comerciais e apenas esses devem aparecer nas recomendações, de acordo com o AccuWeather. "Agora podemos fazer com que as previsões do tempo sejam ainda mais acionáveis, vinculando o clima e o local juntos. Ao incorporar a inteligência de localização do Foursquare em nossos principais produtos, o AccuWeather poderá manter os usuários seguros e mais preparados do que nunca, dando-lhes uma compreensão física do que está ao seu redor, especialmente durante períodos de tempo severo", diz um comunicado oficial da empresa.

Algumas especificidades do novo recurso estão em desenvolvimento e ainda não há uma data de quando essas facilidades estarão disponíveis, é provável que as atualizações aconteçam já nos próximos meses.