Biólogos estão pistola por causa das representações das formigas nos emojis

1 min de leitura
Imagem de: Biólogos estão pistola por causa das representações das formigas nos emojis

De todos os mais de 2,6 mil emojis distribuídos, um em especial tem irritado e tirado o sono dos biólogos mundo afora: os das formigas. Segundo os relatos de vários especialistas, todas as gigantes da tecnologia estão equivocadas e realizam um desserviço à representação da verdadeira forma dos bichos.

O problema teria sido disseminado inicialmente via Mozilla e Twitter. O Firefox OS 2.5, de 2016, passou a distribuir um emoji de formiga que na verdade só foi adaptado de um desenho de cupim. Em seguida, o microblog deu sua “contribuição” ao mudar o layout original, que, segundo o Tumblr CurlicueCal, já não teria o mínimo respeito pela morfologia da criatura.  

Samsung teria também sua cota de culpa no cartório. “Essa formiga tem um tórax de articulação dupla inexplicável e nenhuma evidência de cintura. Sua pose quadrúpede sugere que ela é um centauro ao invés de uma formiga”, esbravejam os especialistas.

formiga emoji

A única que parece estar mais de acordo é a da Apple, que mesmo assim não chega a ser uma unanimidade. Enquanto o CurlicueCal aplaude o emoji da Maçã, com “um belo e grande olho amendoado” e “um lindo brilho perolado”, outros classificam o que parecia estar mais próximo de uma representação ideal como uma afronta.

“Sinceramente, parece mais com uma aranha”, afirma Joanie King, entomologista que estuda o comportamento social das formigas na Texas A&M University. Além de criticar o layout das pequeninas, ela também tem uma sugestão para as desenvolvedoras. “Só queria que houvesse mais insetos para escolher. Os insetos são uma parte importante de nosso mundo e seria bom representar isso”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.