Conheça 15 funções para se tornar mestre nas Planilhas Google

3 min de leitura
Imagem de: Conheça 15 funções para se tornar mestre nas Planilhas Google

Muita gente passa o dia manipulando planilhas com inúmeros tipos de dados. Independente do software utilizado, os recursos de automatização facilitam e muito a rotina. Agora, já imaginou as vantagens que recursos online trariam?

Muitas funções podem ser desconhecidas, mas com essa lista você pode conferir se alguma delas pode te ajudar a agilizar o trabalho, fazendo com que a sexta chegue com mais tranquilidade.

1. Google Translate

Essa função é exclusiva da ferramenta do Google, possuindo uma utilidade imensa para quem trabalha com textos em outros idiomas. Utilizando a função GOOGLETRANSLATE, é possível traduzir um texto específico para o idioma desejado. Para isso, é necessário informar a célula que possui o texto, seguido do idioma de origem e do idioma desejado para tradução.

2. Detectar Idioma

O idioma do texto traduzido pela fórmula acima nem sempre vem na mesma língua? Sem problemas. Através do DETECTLANGUAGE é possível identificar qual o idioma do texto indicado.

3. Cotação de moedas

A função GOOGLEFINANCE é muito versátil e prática, buscando diversas informações no Google Finance e utilizando os dados em células da sua planilha. Os valores mais populares são a cotação de moedas, mas existe uma infinidade de dados disponíveis nas especificações da função.

4. Conversão de unidades

Se você trabalha com medidas em diversas unidades, a função CONVERTER  é essencial. Através dela é possível converter peso, pressão, volume, distâncias e muito mais. Todas as propriedades e valores possíveis podem ser acessados nos detalhes da função.

5. Diferença de datas

Nada mais comum do que registrar datas em planilhas, mas através da função DATADIF fica fácil saber quantos dias se passaram entre dias específicos. É possível escolher qual a unidade de saída, possibilitando que o valor seja expresso em dias, anos, meses ou em uma combinação deles.

6. Imagem

Inserir imagens em planilhas não é nenhuma novidade, mas com a função IMAGE é possível obter o arquivo de um link da web. Ou seja, a imagem será obtida online, e além disso é possível definir as dimensões com que ela deve ser exibida.

7. Hiperlink

Quando você digita um endereço da internet, é criado automaticamente um hiperlink. Através da função HIPERLINK é possível direcionar qualquer texto para um link específico, até mesmo endereços de email.

8. Dias úteis

A fórmula DIATRABALHO é muito útil, pois através dela é possível contar os dias úteis entre duas datas. Os fins de semana são desconsiderados automaticamente, mas feriados devem ser especificados quando a função for utilizada.

9. Elementos duplicados

Caso você possua uma lista em que existem elementos duplicados, a função UNIQUE gera outra lista com os mesmos itens aparecendo somente uma vez.

10. Importar HTML

Se você costuma importar dados de uma página na internet frequentemente, talvez valha a pena dar uma olhada na função IMPORTHTML. Ela deve receber o endereço específico e formato com que os dados devem ser importados, mostrando os dados nas células da planilha.

11. Informações entre planilhas do Google

Passou a usar somente o Google Sheets e precisa cruzar informações entre planilhas? Sem problemas, basta usar a função IMPORTRANGE e acessar os dados de maneira rápida e prática.

12. Gráfico reduzido

É possível plotar um gráfico reduzido, mostrado dentro de uma única célula, com a função SPARKLINE. Mesmo com o aspecto minimalista, existem diversas opções de configuração da função.

13. Validador de email

Sua planilha registra o cadastro de endereços de email? A função ISEMAIL pode ser útil, pois ela consegue validar um endereço de email de forma prática.

14. Par ou ímpar?

Através das funções ÉPAR e ÉIMPAR é possível determinar se uma valor é par ou ímpar, retornando VERDADEIRO E FALSO para o valor analisado.

15. Arredondar

Em muitos casos é melhor apresentar o valor inteiro do que com casas decimais. Para essa situação existe a função ARRED, que fornece opções para especificar qual o número de casas decimais devem ser eliminadas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.