YouTube testa feed não-cronológico para canais em que você está inscrito

1 min de leitura
Imagem de: YouTube testa feed não-cronológico para canais em que você está inscrito

Os feeds com a ordem das postagens ditada por um algoritmo chegaram ao Facebook, ao Instagram e até ao Twitter, mas já tem um novo alvo em mente. Através de um tweet em sua conta oficial, o YouTube confirmou que também está testando exibir os vídeos da aba de inscrições em uma ordem personalizada para cada pessoa.

A resposta foi dada a um usuário que perguntou porque os vídeos dos canais em que ele está inscrito não estavam aparecendo na ordem do mais novo para o mais antigo. O YouTube justifica a decisão ao afirmar que alguns usuários encontram vídeos para assistir com mais facilidade quando eles são exibidos fora da ordem cronológica.

Embora as respostas ao tweet da plataforma sejam majoritariamente negativas, as empresas que fazem essa mudança costumam apontar o aumento no engajamento como forma de explicar porque favorecem o algoritmo. O Twitter, por exemplo, afirma que menos de 2% dos seus usuários decidiram desativar a opção da linha do tempo personalizada nas configurações.

O Instagram também recebeu críticas dos usuários quando fez a mudança e acabou anunciando mudanças no algoritmo que controla o feed para favorecer postagens mais recentes, embora não tenha deixado de exibir as fotos em uma ordem personalizada. No caso do YouTube, a justificativa é mais complicada, já que a página inicial do serviço tem basicamente essa função de exibir vídeos considerados como mais relevantes para o usuário.

Ainda não é possível saber se essa função será realmente implementada para todos ou se será possível selecionar a forma preferida de ver as novas publicações.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.