Há indícios de que Facebook desenvolve seu próprio satélite de internet

1 min de leitura
Imagem de: Há indícios de que Facebook desenvolve seu próprio satélite de internet

O Facebook anunciou uma série de novidades nos últimos dias e o Tinder não será a única empresa que em breve terá a concorrência da rede social: documento do órgão que regulamente as telecomunicações nos Estados Unidos indica que companhias que enviam satélites ao espaço também devem ter uma nova rival em breve.

Tudo indica que o Facebook desenvolve secretamente o seu próprio satélite de internet. O documento em questão informa que a empresa PointView Tech LLC busca autorização da FCC para enviar um satélite de internet ao espaço e, de acordo com o site IEEE Spectrum, tal companhia é, possivelmente, uma subsidiária da rede social.

De acordo com a solicitação, o satélite seria capaz de emitir sinais de rádio de ondas milimétricas de alta frequência, o mesmo tipo de tecnologia utilizada por equipamentos associados à rede móvel 5G.

PointView = Facebook?

Você também deve estar se perguntando qual seria o indício da suposta ligação entre as duas companhias. Segundo a publicação, ambas utilizam o mesmo escritório de advocacia para fazer solicitações ao órgão do governo dos Estados Unidos, além do fato de o endereço da antena de recepção da PointView em Los Angeles ser na mesma região dos novos escritórios da rede social.

Se de fato o “satélite secreto” do Facebook se concretizar, Mark Zuckerberg pode passar a atuar em um mercado que atualmente já estão companhias como SpaceX, de Elon Musk, e OneWeb, de Richard Branson, o empresário britânico fundador do grupo Virgin.

Vale lembrar que o Facebook já apresentou alguns planos de levar internet aos rincões do planeta há alguns anos, mas sempre por meio de parcerias e nunca dando qualquer indício de que entraria no mercado de telecomunicações de fato. Será que esse ramo será explorado de fato por Zuckerberg em um futuro próximo?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.