Ferramenta de busca da Google faz 20 anos e traz novos recursos de procura

1 min de leitura
Imagem de: Ferramenta de busca da Google faz 20 anos e traz novos recursos de procura

O ano de 2018 marca os 20 anos da ferramenta de busca da Google, mas quem acha que isso significa que a plataforma parou nessas duas décadas de avanços da internet, está bem enganado. Em evento realizado hoje (24) na cidade de São Paulo, a empresa apresentou alguns novos recursos – uns já em funcionamento – que vão ajudar as pessoas a encontrarem informações mais precisas com uma visualização muito mais agradável.

Você verá sugestões de tópicos relacionados no topo da página, com respostas que vão ajudá-lo a continuar explorando

Três novidades foram apresentadas no evento da Google: a jornada em tópicos relacionados, o enriquecimento dos snippets em destaque e o aprimoramento dos painéis de conhecimento. As duas primeiras foram desenvolvidas no Centro de Engenharia do Google para a América Latina, localizado em Belo Horizonte, por profissionais brasileiros que levam nossa tecnologia para o mundo.

Tópicos, snippets e painéis

Disponível desde já, na jornada em tópicos relacionados, durante a busca sobre um tópico em particular no Google, como jogadores de futebol para o próximo Mundial, você verá sugestões de tópicos relacionados no topo da página, com respostas que vão ajudá-lo a continuar explorando. Uma busca por Neymar, seguida por uma busca por Messi, por exemplo, vai apresentar sugestões de outros jogadores no topo.

a

Já a partir de maio desse ano, o recurso de snippets em destaque vão estar disponíveis. São respostas resumidas geradas algoritmicamente para perguntas feitas no Google a partir da análise de todos os documentos na web. Foram adicionadas imagens contextualizadas e “pesquisas relacionadas” dentro dos snippets em destaque que permitem aprender mais sobre um tópico ou descobrir novas informações de interesse.

a

Foram aprimorados também os painéis de conhecimento para conteúdo relacionado. Por exemplo, ao consultar o conteúdo sobre esqui, você verá também pesquisas relacionadas a esportes como o snowboard, diretamente dentro do resultado. Este último foi desenvolvido nos Estados Unidos. O recurso já está disponível na plataforma de procura da Google.

a

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.