Wikipédia ganha menu de pré-visualização para navegação mais informativa

1 min de leitura
Imagem de: Wikipédia ganha menu de pré-visualização para navegação mais informativa

A Wikipédia é um dos sites mais visitados no mundo e parte disso se dá pelo fato de cada artigo ali presente estar repleto de links. Quem nunca se viu indo de um assunto específico para outro completamente aleatório em alguns instantes visitando a Enciclopédia Livre? Pois a plataforma acaba de ganhar uma novidade para tornar a navegação muito mais simples e informativa.

Trata-se de um sistema de pré-visualização disponível em cada link presente em um verbete da enciclopédia. Basta posicionar o cursor do mouse sobre ele para que um pequeno quadro surja na tela com um resumo, o que também pode ser útil para ter informações rápidas sobre um determinado tema sem deixar a página atual.

WikipédiaWikipédia agora conta com sistema de pré-visualização.

E a intenção dos responsáveis pela Wikipédia é exatamente essa, a de tornar a navegação mais focada. “As pré-visualizações de página resolve um grande problema de leitores tendo que ir e voltar entre artigos ou abrir múltiplas abas para entender uma palavra ou um conceito dentro do contexto do assunto sobre o qual eles estão lendo”, explica a diretora de produto e de produto de leitura da Wikimedia Foundation Olga Vasileva.

Apesar da novidade, fica a critério do usuário mantê-la ativa ou não. Isso porque é possível acessar as configurações de uma janela de pré-visualização para desativar o recurso. A executiva da Wikimedia Foundation, porém, revela que a taxa de desativação durante os testes realizados com usuários é “insignificantemente baixa”.

Você gostou da novidade da Wikipédia? Deixa a sua opinião aí nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.