YouTube deve ganhar modo de “vídeo flutuante” em navegadores desktop

1 min de leitura
Imagem de: YouTube deve ganhar modo de “vídeo flutuante” em navegadores desktop
Imagem: groovelily

Google começou a testar um novo recurso na interface do YouTube para navegadores desktop, de acordo com informações do 9to5Google. Alguns usuários da plataforma de vídeos começaram a perceber a presença do modo de “vídeo flutuante” ou “picture-in-picture”, no qual é possível assistir a algum clipe de forma minimizada enquanto se navega por outras páginas no YouTube. Tradicionalmente, se você clica em algum outro vídeo dentro do YouTube, o vídeo em execução para imediatamente para o carregamento da nova página.

Esse modo de vídeo flutuante já existe no YouTube para Android e também para iOS em duas formas. A primeira é dentro do próprio app, que é ativa quando você arrasta um quadro de vídeo to topo da tela para baixo. A segunda permite ao vídeo flutuar na tela inicial do smartphone, mas isso depende muito da versão do sistema operacional que você está usando, bem como a marca do dispositivo. Seja como for, essa função permite ver vídeos minimizados dentro do app e fora do app mobile há um bom tempo.

youtubeVídeo flutuante no canto inferior direito da tela do YouTube para desktop

Para navegadores desktop, entretanto, a situação sempre foi diferente. Segundo o 9to5Google, o recurso só está disponível para poucos usuários em forma de teste, mas já funciona bem. Controles de reprodução como tocar, pausar e pular vídeo estão disponíveis, e é possível ver o nome do clipe minimizado bem como um botão em forma de “x” para fechar a janelinha.

Não se sabe, contudo, se o YouTube vai liberar essa novidade para todos os seus usuários, mas é possível que a ferramenta acabe sendo limitada aos assinantes do YouTube Red, que poderiam ter uma experiência mais interessante com esse recurso, que facilita a utilização para reprodução de vídeos musicais sem interrupções.

Mesmo assim, não temos qualquer informação oficial da Google a esse respeito, nem mesmo uma confirmação do teste.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.