Internet

Google vai priorizar resultados com notícias para assinantes de publicações

Medida faz parte do esforço conjunto com as empresas de conteúdo para fortalecer o setor

em 14/03/2018, 09:57
Google vai priorizar resultados com notícias para assinantes de publicações

Fonte: Texture

Imagem de Google vai priorizar resultados com notícias para assinantes de publicações no tecmundo

Google vai mostrar resultados mais relevantes às notícias que você assinou em alguma serviço pago de publicações quando estiver procurando por algo na plataforma. A partir de agora, o material ficará no topo da resposta às buscas. A medida seria parte de mais um esforço conjunto com as empresas de conteúdo para fortalecer o setor.

Periódicos como Wall Street Journal, New York Times e Washington Post estão em campanha, em busca de assinantes

Jornais e revistas vêm sofrendo várias reformulações ao longo dos anos, para ajustar as receitas, que não contam mais com a entrada de verba massiva de anúncios — e até a contratação de publicidade também tem caído. Como os preços da impressão e do papel não acompanharam a queda, muitos grupos de mídia tiveram que revisar suas equipes e estratégias, inclusive de retenção de seguidores.

texture

Periódicos como o Wall Street Journal, o New York Times e o Washington Post estão em plena campanha para que os leitores paguem por suas matérias. Muitos usam novas ferramentas do Google e do Facebook para gerar inscrições, argumentando que as gigantes da tecnologia deveriam ajudar a apoiar o jornalismo confiável em um momento no qual suas plataformas têm sido exploradas para publicar notícias falsas.

Facebook, Apple e Google têm buscado alternativas

O Facebook recentemente mudou o algoritmo de seu Feed de Notícias, de forma que na verdade diminuiu a presença dessas publicações na rede social. A companhia tenta compensar com alternativas de monetização. Em outubro do ano passado, por exemplo, iniciou um teste de paywall — acesso restrito ao conteúdo, com liberação mediante pagamento — em seus Artigos Instantâneos. Em fevereiro, anunciou um programa para ajudar os jornais de metrôs a aumentar o número de assinantes.

Parcerias com gigantes da tecnologia por enquanto não rendem muita receita aos jornais e revistas

Nesta semana, a Apple comprou a Texture, um tipo de “Netflix para revistas”, e reforçou o compromisso em se empenhar por um jornalismo de qualidade. A Gigante das Buscas, também interessada em combater as fake news, pode compartilhar dados de pesquisa que mostram quem é mais suscetível a pagar pelo conteúdo, algo que pode ser exibido junto com outras sugestões em um evento em Nova York, no dia 20 de março — mas nada disso está confirmado pelo pessoal de Mountain View.

Por enquanto, nenhum desses esforços parecem estar surtindo grandes efeitos. O grupo Digital Content Next, que representa o Financial Times, a Bloomberg News, o New York Times e outros periódicos, afirma que o Facebook e o Google estão presentes em apenas 5% da receita digital.

Veja também