Lentidões por aí? App checa se operadora está limitando seus serviços

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A lentidão que eventualmente atrapalha a transmissão de conteúdo na Netflix e no YouTube pode ter várias causas de ordem técnica. Curiosamente, uma delas é provocada de modo consciente pelas empresas provedoras de telefonia. Quem aponta para essa prática de retenção de dados é o aplicativo americano Wehe.

O boom do Wehe

Desenvolvido pela Northeastern University em parceria com a Universidade de Massachusetts, o aplicativo ganhou mais notoriedade com o fim da neutralidade da rede, anunciado pelo governo dos Estados Unidos. Com o decreto, fica permitido nos Estados Unidos que o acesso à internet seja controlado pelas empresas provedoras de internet.

Embora a proposta de fim da neutralidade da internet também já esteja sendo discutida no Brasil, a legislativa vigente por aqui ainda é diferente da lei estadunidense e está amparada pelo Marco Civil da Internet. Mesmo assim, o uso do aplicativo também pode revelar como atuam as empresas de telefonia em território nacional.

Antes de fazer o teste, é preciso saber que o aplicativo é capaz de realizar a verificação apenas em serviços compatíveis com a sua tecnologia, tais como Netflix, Skype, Vimeo, Amazon, Spotify e YouTube. O aplicativo está disponível para Android e iPhone (iOS).

Como o Wehe opera na Netflix e no YouTube?

O Wehe utiliza o aparelho celular para trocar o tráfego de aplicativos reais e populares (como Netflix e YouTube), fazendo parecer que, de fato, o usuário está usando algum desses serviços. Com isso, o aplicativo controla a quantidade de dados liberada pela operadora. Em seguida, o mesmo tráfego registrado no aplicativo é enviado, mas substituindo o conteúdo por bytes randomizados. Isso evita que os ISP (sigla em inglês para Provedor de Serviço de Internet) classifiquem o tráfego.

O aplicativo opera com a hipótese de que o tráfego randomizado não é capaz de captar os dados de contenção, mas o tráfego original, sim.

O aplicativo consegue verificar os níveis do tráfego tanto em redes de conexão via WiFi quanto em dados da franquia do celular. Com a otimização das funcionalidades, é possível que novos serviços estejam disponíveis no aplicativo em breve.

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