O que é o HBPIX que aparece nos meus downloads?

1 min de leitura
Imagem de: O que é o HBPIX que aparece nos meus downloads?

E lá está você, navegando na internet tranquilamente, quando um download inesperado surge automaticamente em seu aparelho: o arquivo hbpix.bin. Embora com apenas 43 bytes de tamanho, este misterioso item vem se tornando bastante odiado pela internet – e temido por muitos que veem nele a possibilidade de se tratar de um malware.

Mas afinal, o que diabos é esse arquivo? A boa notícia é que não se trata de um vírus, segundo o consenso de diversos serviços anti-malware. A má notícia é que ele não está sendo utilizado de maneiras exatamente boas, mesmo que não seja um arquivo executável.

Teste de segurança do Hbpix

Antes de tudo, precisamos explicar que o HBPIX é, na verdade, um arquivo GIF de apenas duas cores contendo uma imagem em branco de 1x1 pixel, que pode ser aberto normalmente em qualquer editor de imagem. Qual seu uso nesse caso? A resposta é simples: ele é um web beacon.

Uma ferramenta comum, mas mal utilizada

Para aqueles que não conhecem o termo, nós explicamos. Um web beacon (também conhecido como web bug) é uma técnica usada por serviços para checar se um usuário acessou algum de seus conteúdos em sites ou emails. Isso, por sua vez, permite a eles não apenas monitorar o que você está lendo daquele conteúdo, como também saber seu perfil de usuário (interesses, pesquisas recentes, IP e afins).

Até aí, esse tipo de informação não é exatamente novidade, pois web beacons são bastante usados pela internet há tempos. O que está causando o download do HBPIX, no entanto, seria justamente a má implementação da ferramenta (que normalmente serviria apenas de framework de anúncios). Ou seja: até o momento, essas ocorrências são um simples acidente.

Cuidado ainda é necessário

Infelizmente, só porque o hbpix.bin não é malicioso, a um primeiro olhar, não quer dizer que isso não possa ser usado por pessoas mal intencionadas. Caso o arquivo esteja sendo usado por cibercriminosos e você abrí-lo acidentalmente, eles podem acabar conseguindo várias informações de seu sistema. Logo, é bom evitar.

Seja qual for o caso, o fato é que você aparentemente não precisa se preocupar tanto assim com o HBPIX. Mas, por precaução, o melhor é apagar ele de seus aparelhos sempre que o irritante download ocorrer e, como falamos antes, jamais tentar abrí-lo. Já para quem quiser evitar baixar os arquivos em si, a única opção é acessar as configurações do seu browser e desativar os downloads automáticos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.